Goiânia tem uma tendência de aumento de casos de Covid-19, consequentemente de internações provocadas por complicações da doença. A avaliação foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso. Para o gestor, a falta de cumprimentos de protocolos sanitários, colaborou para aumento na taxa de transmissão da doença.

Leia também: Goiânia abre mais 2,9 mil consultas gratuitas para quem tem comorbidades; saiba como agendar

“Goiânia nós temos observado que existe uma certa tendência de não mais de estabilização. Nós tivemos uma tendência de queda, uma tendência que se perpetuou da estabilização, e agora começamos a observar um aumento do R, aquela contaminação no tempo, temos a avaliação da semana passada, faremos a avaliação desta semana para sempre poder levar as informações mais precisas do prefeito e sua equipe para tomada de decisão”, disse o secretário.

Durval Pedroso alerta para que as pessoas cumpram os protocolos sanitários, sob pena de medidas de distanciamento e isolamento social serem retomadas, o que pode prejudicar a coletividade.

“O que é importante é que as pessoas precisam entender que a flexibilização precisa ocorrer com responsabilidade, cada um precisa ter sua responsabilidade do distanciamento, dos cuidados, porque se numa eventual piora e necessidade de restrição de mobilidade, o prejuízo é amplo para todos”, afirmou.

O secretário ressaltou que a doença é transmitida por aerossóis, por gotículas que vem da via aérea, e ausência do distanciamento pode colaborar para a transmissão da doença.

Se ela tosse, espirra, ela contamina, nós temos duas formas de barrar a doença que é o distanciamento e as medidas sanitárias e a vacinação. A vacinação estamos avançando, mas dependemos das doses e cada um precisa ter a responsabilidade de entender que se aquele ambiente não for adequado as normas, denuncie que a nossa equipe de fiscalização irá autuá-lo e tomar as medidas necessárias”, afirmou.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) não descartou a retomada de medidas de restrição social.

“Se for preciso sim. Nós já estamos analisando esse momento, sabemos da importância de cuidar da população da cidade, estamos olhando com muito carinho, tudo isso. Se for necessário, estaremos sim fazendo novas restrições”, relatou o prefeito.

Variante Indiana
Com a possibilidade de circulação de uma variante da Covid-19 no Brasil, o secretário disse que será intensificado trabalho de sequenciamento genético, para identificar possível transmissão comunitária, como foi o caso da variante P1 de Manaus.

“Sobre a variante indiana as informações que temos ainda é de uma contaminação em solo brasileiro, que chegou através de navio e não há outro sequenciamento genético que tenha identificado esta variante. Chamamos atenção aqui que Goiânia foi pioneira no sequenciamento da variante P1 de Manaus, nós já estamos partindo para realizar novos sequenciamentos genético para identificarmos uma possível mudança no perfil da doença”, relatou Durval.