(Foto: Divulgação / Governo de Goiás)

O Estado de Goiás recebeu 13.717 testes para detecção do novo coronavírus. O material aguarda um documento de orientação do Ministério Saúde para ser distribuído entre os municípios do Estado e iniciar a utilização, os testes são referentes ao primeiro lote adquirido pelo País e deve receber mais unidades posteriormente.

De acordo com o Ministério da Saúde, o material deve ser utilizado principalmente em profissionais da saúde como medida preventiva. A orientação se baseia em dados de outros países, que mostram que 15% dos profissionais de saúde podem ser infectados pelo coronavírus. Contudo, o público-alvo ainda não está definido, mas deve ser encaminhado junto ao documento de orientação.

Além disso, a nota ressalta que os profissionais da saúde devem realizar isolamento domiciliar quando apresentarem sintomas mesmo leves. O ato deve evitar a disseminação do coronavírus, principalmente para os grupos mais vulneráveis. Também devem realizar isolamento quando forem contatos domiciliares de alguma pessoa sintomática.