O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) completa 25 anos em 2024 e a 25º edição tem novidades e parcerias inéditas para o público que estará de 11 a 16 de junho na Cidade de Goiás. A programação completa está disponível no site do FICA. Neste ano terá quatro mostras: Mostra Washington Novaes, Mostra do Cinema Goiano, Mostra Becos da Minha Terra e Mostra Competitiva de Cinema Indígena e Povos Tradicionais.
“Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas” é o tema deste ano. Então, o evento está alinhado com os debates internacionais, como a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), de Belém (PA), em 2025.
Segundo o Governo de Goiás, a 25° edição é a mais sustentável da história, com ações de sustentabilidade para o município, redução da impressão de materiais e a iniciativa de um evento carbono zero.
Consolidação internacional
O FICA está crescendo a cada ano no cenário internacional e, portanto, chega a este ano ao recorde histórico de 1.078 produções de 76 países de cinco continentes inscritos no festival. Além, ainda, das produções nacionais, que chegam de seletivas nos 26 dos 27 estados do país.
A organização também celebra a maior participação feminina dos 25 anos do festival audiovisual, com quase metade das produções tendo mulheres na direção. Yara Nunes, secretária de Cultura do Estado de Goiás, afirmou que a diversidade do país e do exterior também aumenta a diversidade do público.
“O público esse ano está muito diverso, demonstrando ainda mais a credibilidade do festival. Além disso, a quantidade de filmes que nós recebemos, que, inclusive, deu a oportunidade de abrir uma segunda sala de cinema, com a participação de indígenas com a mostra própria também. E isso mostra que o FICA, a cada ano, está tomando maiores proporções e maior credibilidade”, disse.
Novidades de 2024
A Mostra Competitiva de Cinema Indigena e Povos Tradicionais é uma das novidades deste ano, mas a edição também apresenta o 1º Fórum Infantil sobre mudanças climáticas para crianças das escolas municipais e privadas. Os estudantes farão propostas para solucionar questões ambientais que serão entregues para as autoridades municipais durante o festival.
Como explicou Yara Nunes, a edição deste ano terá uma nova segunda sala de cinema. Assim, além do tradicional Cine Teatro São Joaquim, terá uma nova sala de exibição que surgiu numa parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).
Este ano, também, o evento terá sessões especiais com a Fiocruz, o MapBiomas, Saneago, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Semad, Cineclubes, Apan, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e com as Embaixadas da Bélgica e Canadá.
Shows e exposições
A programação para os seis dias do FICA é intensa e extensa, com artistas locais, regionais e nacionais. Filmes, homenagens, exposições, shows, mesas de debate, fóruns, rodas de conversa, feiras de artesanato e gastronomia. Além de poesia, circo, hip hop, capoeira e muitas outras apresentações culturais no Palco Coreto e no Palco do Mercado Municipal.
Os shows principais são, então, da cantora Sandra Sá no dia 14 de junho, da banda Ira! no dia 15 de junho e do cantor Silva no dia 16 de junho. Além desses artistas, estão confirmados personalidades como o ator Matheus Nachtergaele e o jornalista Pedro Doria, Paulo Teixeira. Com a presença ainda do ministro do Desenvolvimento Agrário e a ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu.
Ademais, o FICA é realizado pela a Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) e pela Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). Tem também o apoio de diversas instituições, empresas e universidades do estado. Além disso, tem parceiros importantes na 25° edição, como a Funai, a Fiocruz, a Unesco e as embaixadas da Bélgica e Canadá.
*Com informações da Assessoria do FICA
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.
Leia mais: