Com o fim da temporada 2022, o Goiás Esporte Clube anunciou uma reformulação nas categorias de base, trocando o comando técnico das equipes, sub-15, sub-17 e sub-20. Após a saída do técnico Célio Lúcio, treinador do sub-20 esmeraldino, Mário Henrique será o novo treinador da categoria. O profissional estava à frente do time sub-17.

Eduardo Pinheiro, novo diretor da base do Goiás (Foto: Rosiron Rodrigues/GEC)

Leia mais: Goiás desiste de renovar contrato com zagueiro

Em entrevista ao Sistema Sagres, o Diretor das Categorias de Base do Goiás, Eduardo Pinheiro detalhou as mudanças e as razões que as motivaram.

“O principal motivo foi não ver uma evolução coletiva no time sub-20, como aconteceu no sub-17, em que fomos eliminados na semifinal pelo Vila Nova. Tivemos dois empates em dois jogos, perdemos nos pênaltis e mesmo assim o treinador do sub-17 foi para o sub-20. Ou seja, não é por causa de resultados, é questão de ver evolução, explicou.

No sub-20 nós tivemos resultados, ficamos em primeiro lugar na primeira fase da Copa Goiás, atropelamos nas quartas e na semifinal e mesmo assim não vimos um coletivo muito forte. Observamos peças individualmente fortes, mas o coletivo, infelizmente, não evoluiu nesses nove meses”, concluiu.

Leia também: Após passagem apagada pelo Goiás, Luan acerta com clube da Série B

O gestor elogiou o trabalho de Mário Henrique e frisou que o objetivo é levar a filosofia que Mário implantou no sub-17 para o sub-20”.

“Nas categorias de base não ligamos muito para o resultado, nos importamos mesmo com os processo que estão sendo feitos nos treinamentos. E o dia a dia do Mário nos treinamentos é excelente, a evolução do sub-17. Em março, pegamos o sub-17 totalmente arrasado, e o desempenho que nós tivemos agora no segundo semestre, principalmente com os atletas nascidos em 2006, que foi a base do nosso time que teve a melhor campanha do Campeonato Sub-17, mesmo jogando com atletas um ano mais velhos, jogamos um futebol bonito de se ver, que nós do Goiás entendemos que a cultura do clube, destacou.

Jayme Algarte, novo treinador do sub-17 (Foto: Comunicação/GEC)

Dessa forma, Jayme Algarte que era treinador do sub-15, assume o comando da equipe sub-17.

“No primeiro semestre, Jaime foi campeão invicto do Campeonato Goiano da categoria com atletas de 2007, ganhou do Vila Nova com o placar agregado de 7×1. Então é um treinador muito capaz e que já conhece o elenco nascido em 2007, que vai se juntar com o de 2006 no ano que vem para disputar os campeonatos Goiano e Brasileiro sub-17”, projetou Eduardo Pinheiro.

Quem também foi promovido foi técnico Rodrigo Naves, o profissional comandou o time sub-14 nesta temporada. À frente da equipe, foi campeão invicto da Goiânia Cup Sub-15.

Rodrigo Naves, novo treinador do sub-15 (Foto: Comunicação/GEC)

“Rodrigo Naves comandava uma equipe com nascidos em 2008 (com 14 anos) e foi campeão jogando contra atletas um ano mais velhos. Portanto, nada mais justo do que coroá-lo com o comando técnico do sub-15, que é o time que ele já comandou esse ano, então é mais uma extensão do processo dele”, disse o diretor da base esmeraldina.

Leia mais: Presidente do Goiás traça perfil de novo treinador e não descarta contratação de um estrangeiro 

Vale ressaltar que o Goiás se prepara para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição de base do país. O clube goiano caiu no Grupo 13, que tem sede em Guaratinguetá. Os adversários da chave são Atlético Guaratinguetá-SP, Gama-DF e Grêmio Pague Menos-CE.

Eduado Pinheiro revelou que apesar das mudanças nos comandos técnicos, o grupo da Copa São Paulo já “está fechado” e as inscrições já se encerraram em setembro.

“Estamos vendo a Copa São Paulo como um começo de trabalho, até porque 98% dos nossos atletas terão mais um ano de sub-20, a grande maioria tem mais dois anos”, salientou o diretor da base esmeraldina.