Robert Lewandowski é um dos maiores atacantes do futebol mundial. Com faro de gol excepcional, somente em 2022 o atleta tem quase média de uma bola na rede por partida pelo Barcelona: são 19 jogos e 18 tentos.

Leia também: Vitória da vida, vitória do esporte!

Da temporada 2019/20 para cá, quando ainda atuava no Bayern München, Lewandowski terminou todas elas com números de gols superior ao de atuações. Em 19/20, foram 47 jogos e 55 gols; 20/21 com 40 jogos e 48 gols; e 21/22 atuando em 46 oportunidades e marcando 50 vezes. Os números são do site oGol.

Já na carreira como um todo, Lewandowski ostenta uma marca de 527 gols em 695 jogos, segundo levantamento do portal TransferMarket. Apesar disso, o atacante não tem conseguido repetir as atuações pela Polônia na Copa do Mundo.

Em 2018, seu primeiro mundial pela seleção, o centroavante disputou três partidas e não marcou nenhum gol. A Polônia ficou no Grupo H e perdeu a 1ª rodada para Senegal por 2 a 1, derrota de 3 a 0 para a Colômbia e vitória pelo placar mínimo contra a Japão. Terminou em último lugar, com apenas três pontos ganhos.

Os dois tentos anotados pela seleção polonesa em 2018 saíram dos pés de Grzegorz Krychowiak, na derrota para Senegal, e Jan Bednarek, no triunfo sobre Japão.

Nesta terça-feira (22), a Polônia fez sua estreia na Copa do Mundo 2022 ao empatar por 0 a 0 com o México. Com isso, Lewandowski chegou ao seu quarto jogo pela competição e segue zerado.

Desta vez foi ainda mais doloroso para o centroavante. Aos oito minutos da etapa final, o jogador disputou bola com Moreno, foi agarrado pela camisa e caiu na área. Após revisão no monitor, o árbitro assinalou pênalti para a Polônia.

Lewandowski foi para a bola, bateu firme de pé direito, mas o goleiro Ochoa foi buscar no seu canto esquerdo. Aliás, destaque também para o goleiro mexicano, excelente pegador de penalidade que faz sua quinta Copa do Mundo.

Agora, o atacante eleito duas vezes melhor jogador do mundo pela FIFA terá mais duas oportunidades de balançar as redes na Copa do Mundo, quando a Polônia ainda enfrenta a Arábia Saudita na 2ª rodada e termina a primeira fase contra a Argentina.