(Foto: Divulgação Goiás EC)

As competições de base promovidas pela Federação Goiana de futebol estão chegando ao fim. Goiás e Atlético decidirão as três principais categorias: Sub – 15, 17 e 19.

Na Copa Goiás Sub – 19, Atlético e Goiás se enfrentam às 16:30 no estádio Antônio Accioly. Já a final da Taça Mané Garrincha Sub – 17 começa no próximo dia 19, às 16:30, também no estádio atleticano. No sub – 15, o primeiro jogo decisivo acontece nesta terça – feira (13), no estádio José Essado, em Inhumas.

Nos seis times envolvidos nas decisões, técnicos que marcaram época como jogadores. No Goiás, o ex – lateral Augusto comanda o Sub – 19, Zé Carlos, que foi meia, dirige o Sub – 17, enquanto Guará, volante na década de 90, está no Sub – 15. Já no Dragão, Higo Magalhães, que foi zagueiro do Vila Nova por várias temporadas, comanda o time Sub – 17. No Sub – 19, Ariel Mamede comanda, já no Sub – 15, Alan Santhiago é o treinador.

Atlético

No Atlético, Maurinho, coordenador das categorias de base, fez questão de lembrar que a base rubro – negra decidiu em todas as competições no primeiro semestre.

“Acredito que se deve ao investimento e pelo trabalho interligado na troca de informações e também pela conduta de todos. Esse foi bastante positivo, não só no segundo semestre, como também no primeiro quando decidimos nas três categorias. Isso é de muita valia para o crescimento de todos os atletas”, lembrou Maurinho.

Maurinho também lembrou que o investimento feito nas categorias de base foi fundamental para que o Atlético chegasse nas principais decisões.

“A estrutura é muito boa. Evidente que a gente ainda faz alguns jogos em Inhumas, mas toda a estrutura de treinamento fica em Goiânia. O clube vem investindo também na parte pessoal, quanto na estrutura. Hoje no Accioly, todas as dependências da base foram reformadas, temos um departamento médico exclusivo com fisioterapeuta e médico. Também inauguramos recentemente uma academia”, ressaltou o dirigente.

Quanto às revelações, Maurinho pede calma, já que o trabalho no Atlético é recente. Mesmo assim, acredita que em 2019, alguns jogadores poderão ser aproveitados no elenco profissional.

“Nós sabemos que para revelar leva um tempo. O Atlético não teve sequência na base, o primeiro ano foi de reformulação, identificação e construção para criar uma cultura dentro do clube. Os atletas são muito jovens, como o Cristhian, que tem apenas 18 anos, o Pablo, que inclusive foi convocado para o jogo contra o CSA, além de outros jovens que, tenho certeza, estarão figurando no elenco profissional”, explicou Maurinho.

Goiás

Do outro lado, Osmar Lucindo, diretor da base esmeraldina, fez questão de ressaltar o bom trabalho do Goiás e a evolução do Atlético nas categorias de base.

“O Goiás chega muito forte nas finais contra o Atlético, que melhorou muito nas categorias de base. Serão jogos difíceis, mas esse é muito bom para o crescimento dos atletas de base que sonham em ser profissionais. Tudo começa hoje, com a decisão do Sub – 19, inclusive convido a torcida do Goiás para ir no estádio Antônio Accioly”, salientou.

Osmar Lucindo, que já foi diretor do time profissional, exaltou o apoio dado pela diretoria esmeraldina mesmo com a prioridade sendo o acesso do time profissional para a Série A do Campeonato Brasileiro.

“Apesar da prioridade do clube é voltar para a Série A, contamos com o total apoio do presidente Marcelo Almeida. O Hailé Pinheiro, que sempre foi incentivador dos jogadores jovens, também nos deu muito apoio, por isso, isso tudo tá acontecendo no Goiás. Agora é coroar com as conquistas”, finalizou Osmar.