O Goiás enfrentou o Bahia na tarde desta terça-feira (22) pela semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior com um dia iluminado do goleiro Paulinho. O jogo terminou empatado em 1 a 1, com gols de Matheus para a equipe baiana, e do artilheiro Erik para o time goiano.
No tempo regulamentar, o Bahia teve um pênalti e o goleiro Paulinho fez a defesa. A árbitra mandou voltar e na segunda cobrança novamente Paulinho executou a defesa e garantiu o empate no placar.
Na decisão por pênaltis, o goleiro Paulinho defendeu as duas primeiras penalidades e o jogador baiano chutou a terceira na trave. O Goiás não errou nenhuma cobrança e com isso alcançou o feito histórico de chegar à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em apenas um jogo, o goleiro defendeu quatro pênaltis.
A grande final será na próxima sexta-feira (25), no estádio do Pacaembu, às 10h. O adversário será o Santos que venceu o Palmeiras por 3 a 2. O peixe saiu na frente com Neílton aos 26 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti. O jogador santista marcou mais duas vezes, ao um minuto e aos 26 minutos da etapa complementar.
Os gols do Palmeiras foram marcados por Edílson, aos 11 minutos do segundo tempo, e João Pedro aos 30 minutos.
Primeiro Tempo
O Goiás não começou bem a partida diante do Bahia na semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Depois de muita pressão no início de partida, aos 12 minutos o tricolor baiano chegou ao gol em uma jogada de bola parada. O lateral direito Clayton Sales fez falta na lateral e na cobrança, os zagueiros do Goiás bateram cabeça e a bola sobrou para o atacante Matheus, que marcou seu terceiro gol na competição.
Aos 21 minutos, o Goiás teve uma grande oportunidade de empatar a partida, mas o goleiro Renan saiu bem do gol e fez a defesa. No contra ataque, o meio campista Feijão apareceu livre dentro da área e chutou forte, mas a bola foi pela linha de fundo. Aos 23 minutos, o atacante Erik, que é um dos artilheiros da competição com 7 gols, perdeu um gol cara a cara com o goleiro e mandou a bola para fora.
Com o placar desfavorável, o Goiás tomou conta da partida e passou a ter mais posse de bola e criar as melhores oportunidades. O Bahia se fechou e esperava apenas o contra ataque para ampliar o resultado. Aos 40 minutos, o atacante Erik apareceu dentro da área, chutou para o gol e empatou a partida no final do primeiro tempo.
Chance de ouro
Na volta do intervalo, o jogo ficou equilibrado, com as duas equipes cautelosas esperando a oportunidade certa para atacar. Com nove minutos o Goiás ficou com um jogador a menos em campo. O zagueiro Yago recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de jogo dificultando a vida para o time goiano.
Mas a equipe alviverde chegou próximo ao gol da virada aos 11 minutos, quando o atacante Paulo saiu na cara com Renan e chutou em cima do goleiro. Com 19 minutos de jogo o meia Linikir derrubou o jogador do Bahia dentro da área e o juiz marcou pênalti a favor da equipe baiana.
O lateral Railan executou a cobrança e o goleiro Paulinho fez a defesa, mas a árbitra mandou voltar alegando invasão de Linikir. Novamente Railan foi para a cobrança e de novo o goleiro Paulinho praticou a defesa e garantiu a permanência do empate no placar. No lance seguinte, o atacante Erik chutou de fora da área e o goleiro mandou para escanteio.
Aos 30 minutos, Erik chutou forte de fora da área, o goleiro espalmou no travessão e no rebote Linikir se desequilibrou e chutou para fora. O Bahia foi para a pressão nos últimos minutos e teve duas grandes oportunidades, mas o goleiro Paulinho fez boas defesas e garantiu o empate no placar.
Pênaltis
Com o empate no placar, a decisão foi para os pênaltis para saber quem teria a vaga na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Bahia perdeu as três penalidades e o Goiás marcou as três e alcançou o feito histórico e está na final da Copinha.
Ouça a decisão de pênaltis na narração de Márcio Ferreira direto do estádio: {mp3}stories/audio/2013/janeiro/Pênaltis_Goiás_Bahia_Copinha{/mp3}
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 1X1 BAHIA ( Pênaltis: Goiás 3×0 Bahia)
Local: Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo-SP
Data/Horário: 22 de janeiro de 2012, às 16h
Árbitro (a): Regildenia de Holanda Moura
Auxiliares: Osny Antônio Silveira e Klelson da Costa Pires
Gols: Matheus (Bahia) e Erik (Goiás)
Cartão vermelho: Yago (Goiás)
GOIÁS: Paulinho, Clayton Sales, Allef, Yago e Mário Sérgio; Túlio, Ray, Liniker e Jarlan; Paulo e Erik. Técnico: Augusto César
BAHIA: Renan, Railan, Maracás, Robson e Eric; Amorim, Feijão e Caio César; Ryder, Carlos e Matheus. Técnico: Sérgio Araújo