Brasileirão

Goiás empata mais uma no Brasileirão


O torcedor esmeraldino lembra como se fosse ontem: no ano passado, bela vitória do Goiás sobre o Grêmio, 2 a 1, em pleno estádio Olímpico. Neste ano, a história parecia que ia se repetir, mas o gol de Maxi López, aos 46 minutos do segundo tempo, estragou a festa do time goiano. O alviverde esteve duas vezes na frente do placar. Felipe marcou primeiro. Depois, Tcheco, de pênalti, empatou para o tricolor. O outro Felipe do verde, o Menezes, deixou o Goiás na frente. Mas não teve jeito. Maxi López acabou empatando a partida.

O torcedor esmeraldino lembra como se fosse ontem: no ano passado, bela vitória do Goiás sobre o Grêmio, 2 a 1, em pleno estádio Olímpico. Neste ano, a história parecia que ia se repetir, mas o gol de Maxi López, aos 46 minutos do segundo tempo, estragou a festa do time goiano. O alviverde esteve duas vezes na frente do placar. Felipe marcou primeiro. Depois, Tcheco, de pênalti, empatou para o tricolor. O outro Felipe do verde, o Menezes, deixou o Goiás na frente. Mas não teve jeito. Maxi López acabou empatando a partida.

OUÇA OS GOLS NA NARRAÇÃO DE ALÍPIO NOGUEIRA.

Esse foi o terceiro empate consecutivo do Goiás, equipe que mais empatou no Brasileirão (em cinco oportunidades: contra Náutico, Santos, Barueri, Corinthians e Grêmio). O alviverde chegou aos oito pontos e ocupa a décima primeira colocação. O próximo adversário do Goiás será o Botafogo, sábado, no estádio do Engenhão.

O jogo

O Grêmio entrou no jogo contra o Goiás, concentrado para o jogo contra o Cruzeiro pela semifinal da Libertadores da América. Com isso, o time goiano começou com maior posse de bola e mais bem postado em campo. Mas durante todo o primeiro tempo, o jogo foi equilibrado, com chances desperdiçadas pelas duas equipes.

A primeira boa oportunidade para o alviverde nasceu de uma falta de Fábio Santos em cima de Vítor, no bico da grande área, pelo lado direito, depois do lateral mandar a bola debaixo das pernas do jogador tricolor. Júlio César cobrou, mas Marcelo Grohe afastou. Dois minutos depois, contra-ataque da equipe goiana, Ramalho lançou Vítor, que cruzou na área, mas Felipe Menezes cabeceou mal. Aos 12 minutos, Iarley recebeu na pequena área e bateu em cima da zaga tricolor.

O Grêmio respondeu e chegou pela primeira vez ao gol com o chute forte de Tcheco, de fora da área, aos 13 minutos. Aos 15, mais Goiás no ataque. Vítor achou Ramalho, mas o volante chutou cruzado, para fora. Aos 17 minutos, a melhor oportunidade da primeira etapa. Contra-ataque alviverde, o atacante Felipe saiu na velocidade, podia ter cruzado para Iarley e Júlio César, que chegavam sozinhos na área. O camisa 11 foi fominha, chutou mal e a bola foi longe do gol de Marcelo Grohe.

As melhores oportunidades do tricolor gaúcho saía das bolas paradas, sempre com Tcheco. Aos 35, tiro livre indireto para o Grêmio, Fábio Santos ajeitou para o capitão gremista, que bateu forte e a bola tirou tinta do travessão. Três minutos depois, mais uma falta cobrada por Tcheco, Léo raspou a cabeça na bola, que vai por cima do goleiro.

No final da primeira etapa, o Goiás ainda teve duas oportunidades de abrir o marcador. Aos 41, Vítor lançou Iarley, que cruzou a bola, mas ela passou por todo mundo. Em seguida, Felipe Menezes pegou a sobra, mas chutou em cima do goleiro.

O técnico Paulo Autuori fez duas alterações no Grêmio para o segundo tempo. Dois jogadores que já passaram pelo alviverde entraram. Jadílson no lugar de Fábio Santos e Rafael Marques na vaga de Adílson.

O primeiro gol do jogo foi logo aos oito minutos, Iarley sofreu falta, esperto, cobrou rápido para Júlio César, que cruzou na medida para Felipe. O artilheiro esmeraldino chegou batendo forte, fuzilando e fazendo 1 a 0. A comemoração esmeraldina durou pouco mais de seis minutos, pois o zagueiro Leandro Euzébio, num lance infantil, fez pênalti no atacante Herrera. Tcheco cobrou, converteu e empatou a partida.

Mas o Goiás continuou vivo na partida e, aos 23 minutos, o atacante Felipe recebeu na entrada da área, tocou para o meia Felipe Menezes, que dominou a bola, olhou para o gol e, com categoria, tocou na saída do goleiro Marcelo Grohe. 2 a 1 para o Goiás.

Logo após o gol do desempate, Paulo Autuori fez a última alteração no Grêmio. Maxi López entrou no lugar de Jonas. E alteração deu certo, pois o atacante foi o responsável por um bombardeio no gol de Harlei. O Grêmio jogava na pressão e o time goiano se defendia como podia. E de tanto insistir, o tricolor conseguiu o heróico gol de empate. Aos 46 minutos, Léo lançou, Leandro Euzébio e Herrera se embolaram, a bola passou e chegou na cabeça de Maxi López, que subiu mais que João Paulo e testou para o fundo das redes. E ficou assim, tudo igual no estádio Olímpico.

Ficha Técnica – Grêmio 2×2 Goiás

Local: Estádio Olímpico
Data: 20/06/09
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (PE) e Jossemar José Diniz Moutinho (PE)
Público: 16.781
Renda: R$ 239.051,00

Gols: Grêmio: Tcheco (14/2T – pênalti) e Maxi López
Goiás: Felipe (8/2T) e Felipe Menezes (23/2T)

Grêmio: Marcelo Grohe; Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos (Fábio Santos); Túlio, Adílson (Rafael Marques), Joílson e Tcheco; Herrera e Jonas (Maxi López). Técnico: Paulo Autuori.

Goiás: Harlei; João Paulo, Ernando e Leandro Euzébio; Vítor, Amaral, Ramalho, Felipe Menezes (Zé Carlos) e Júlio César; Iarley e Felipe (Douglas). Técnico: Hélio dos Anjos