Com derrota. Assim começou o Goiás na temporada 2010 do Brasileirão. Na abertura da competição, a equipe treinada por Emerson Leão – que estreava no comando do time – apresentou futebol pouco objetivo e sucumbiu ao atacante Mazola, do Guarani. O único gol, marcado aos 26min do primeiro tempo, foi suficiente para garantir os três pontos para o Bugre, de Campinas-SP.
ÁUDIO: OUÇA A NARRAÇÃO DO GOLTABELA: VEJA COMO ESTÁ A CLASSIFICAÇÃO
Com o resultado, o Goiás segue nas últimas colocações, acompanhado por Atlético-PR, Internacional, Vasco, Fluminense, Vitória e Grêmio Prudente, que também perderam na primeira rodada. Já o Guarani, larga na frente ao lado de Avaí, Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Ceará e Palmeiras, que venceram suas partidas.
O JOGO
No duelo entre verdes, goianos e paulistas começaram tocando a bola sem qualidade para chegar até os goleiros. Por isso, a primeira oportunidade de gol só veio com um chute de fora da área, de Renan, aos 5min. Três minutos depois, o nível melhorou. Preto conseguiu invadir a área pela direita e cruzar para o meio. O atacante Roger tinha tudo para marcar, mas Calaça chegou primeiro e defendeu.
GOIÁS MELHOR
O tempo ia passando e a qualidade aumentando. Aos 17min, o goleiro do Guarani, Douglas, fez boa defesa. A primeira dele na partida. Rafael Moura dividiu bola e o defensor tirou com o pé direito. A esta altura o time goiano dominava, mas sofria na marcação dos donos da casa. As equipes abusavam do jogo no meio campo, também.
Aos 28min, Douglas salvou o Guarani. Lovinho, que sempre caia pela direita do ataque, balançou para cima de dois zagueiros e ganhou… Ele invadiu a área e cruzou para Romerito. O meia tocou para Everton Santos bater de primeira. Goleiro bugrino defendeu à queima roupa.
Três minutos depois de praticar a defesa salvadora, o goleiro Douglas espalmou uma bola, deixando Rafael Moura livre para estufar as redes: e ele o fez. Entretanto, o gol foi anulado. Segundo o árbitro, quando Lovinho chutou, “He-Man” estava à frente da zaga, em posição irregular. O ‘tira-teima’ confirmou que a marcação acertada.
Faltando cinco minutos para o fim do primeiro tempo, Goiás e Guarani ainda tiveram chances para abrir o placar. Aos 39min, Douglas, do Bugre, salvou com uma defesa de puro reflexo, dividindo bola com o zagueiro Rafael Tolói. Três minutos depois, foi a vez de Calaça mostrar serviço e defender uma cabeçada de Ailson, que recebeu cruzamento de Preto.
ETAPA FINAL
A etapa final começou morna. O primeiro lance de perigo só veio aos 11min, quando Calaça acabou salvando o Goiás. No lance, Mazola passou por Augusto na linha de fundo pela direita, invadiu a área e bateu cruzado. O defensor esmeraldino antecipou e salvou. Se a bola passasse fatalmente o gol sairia.
GUARANI MELHOR
A partir daí o Guarani começou a crescer. Sobretudo pela direita, com Mazola, as melhores chances eram criadas. Aos 24min, por exemplo, o atacante quase marcou. Mas o chute de fora da área explodiu na zaga. No minuto seguinte, veio o gol! Os donos da casa tiveram mais sorte e viram Preto dar belo passe para Mazola (sempre ele), entre três defensores do Goiás, na esquerda. O atacante dominou, escolheu o canto fez 1 x 0.
O tempo ia passando e cansaço parecia tomar conta. Fora Mazola, ninguém mais conseguia avançar com qualidade e chance de marcar. Aos 28min, da ponta direita, ele bateu de canhota, mas Calaça defendeu. Aos 33min, foi a vez de Jadílson, pela esquerda, alçar bola na área e ver o volante Amaral subir, tentar marcar, mas perder…
Mazola tentou de novo, aos 38min. Mais uma vez pela esquerda, o atacante partiu em direção ao gol, mas “esqueceu” a bola e a zaga do Goiás saiu tocando a bola. No lance seguinte, aos 39min, de dentro da área, Diogo Galvão pegou de primeira, mas não conseguiu aproveitar. Bateu com o pé esquerdo, fraco.
O Goiás batia e voltava. Subia e descia do ataque com a mesma facilidade. O Guarani aproveitava e só tocava a bola, esperando o jogo terminar. Aos 42min, Rafael Moura tentou na raça, tocando por cima do goleiro, mas, sem qualidade, a zaga tirou fácil. Aos 46min, o Goiás ainda quase levou o 2º gol, por conta de uma falha de Calaça. Para os goianos, menos mal que Augusto atrapalhou Mazola a ampliar o placar.
Ficha Técnica – Guarani 1 X 0 Goiás – SÉRIE A
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Campinas-SP
Data: 09/05/2010
Horário: 18h30
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação-BA
Gol: Mazola, aos 25 minutos do segundo tempo
Guarani
Douglas, Rodrigo Heffner, Fabão, Aílson e Moreno; Renan, Paulo Roberto, Baiano (Mário Lúcio) e Preto (Ricardo Xavier); Mazola e Roger (Paulinho)
Goiás
Rodrigo Calaça, Douglas, Rafael Tolói, Augusto e Jadílson; Wendel Santos, Amaral, Romerito (Wendel), Everton Santos (Diogo Galvão); Rafael Moura e Daniel Lovinho (Deyvid Sacconi)