Não foi o que o torcedor esmeraldino esperava. Longe disso. A noite de quinta-feira marcou a estreia do Goiás na Copa do Brasil 2016, mas o Verdão acabou derrotado pelo River, no estádio Albertão, no Piauí, por 2 x 1. Felipe Macedo, contra, e Vanderlei, de pênalti, anotaram os gols do time da casa, enquanto Carlos Eduardo descontou para o clube goiano.
O jogo de volta está marcado para às 19h30 de quarta-feira, dia 20 de abril, no estádio Serra Dourada. O time do Piauí jogará por um empate para garantir vaga na segunda fase do torneio nacional. O Goiás se classifica com um triunfo simples de 1 x 0. Antes, no entanto, o Verdão volta a campo às 16h de domingo, quando enfrenta o Trindade, no Abrão Manoel da Costa, na última rodada da primeira fase do Campeonato Goiano.
1º Tempo
O time da casa começou pressionando, tentando sufocar o Goiás. Mesmo assim, a primeira boa chance foi do Verdão, aos 8, quando Carlos puxou contra-ataque e bateu cruzado, direto para fora. A resposta foi imediata: no minuto seguinte, a zaga do Goiás afastou parcialmente e, na sobra, Vanderlei, acertou um bonito chute de fora da área. Renan defendeu.
Após cruzamento de Tote, Vanderlei apareceu sozinho e cabeceou com perigo. A bola passou perto da trave esmeraldina aos 13. Três minutos mais tarde, Júnior Xuxa deu assistência para Vanderlei, que chutou fraco e facilitou a defesa de Renan. Aos 20, o Goiás tentou abrir o placar no talento de Carlos Eduardo. O jovem avançou pela ponta direita e cruzou, mas o goleiro do clube mandante se antecipou a Rafhael Lucas e ficou com a bola.
Aos 23 minutos, Tote cobrou falta, Paulo Paraíba e Índio subiram para tentar o gol, mas quem acabou marcando foi Felipe Macedo, que cabeceou contra o próprio patrimônio, deixando o River em vantagem: 1 x 0.
O gol acendeu o Verdão, que foi com tudo em busca do empate. Aos 26, Cléo chutou e Tote salvou em cima da linha. Aos 42, Johnathan cruzou na medida para Wagner, que cabeceou forte e Naylson, de mão trocada, fez grande defesa, salvando o time piauiense.
Aos 45 minutos da etapa um, o Goiás chegou ao empate. Carlos Eduardo recebeu lançamento, arrancou até entrar na área e chutou forte para deixar tudo igual no Albertão: 1 x 1. O primeiro tempo foi encerrado na marca dos 47 minutos.
2º Tempo
O Goiás voltou para a etapa final marcando forte, dificultando o trabalho da equipe da casa. Aos 8 minutos, Amarildo acionou Vanderlei, que foi derrubado por Johnathan na grande área. O árbitro Wanderson Alves de Sousa marcou o pênalti, o que gerou muitas reclamações da equipe esmeraldina. Na cobrança, Vanderlei cobrou colocado no canto direito, Renan tocou na bola, mas não evitou o segundo do River, que fez 2 x 1 no placar.
O Verdão tentou responder em seguida. Logo no primeiro ataque após voltar a ficar em desvantagem, Wagner dominou dentro da pequena área, mas errou na hora da finalização. O time da casa quase marcou mais um aos 17, em rápido contragolpe. Para a sorte do time esmeraldino, Esquerdinha errou o último passe, que tinha Diego Lira como destino.
A partida continuou aberta, com chances das duas equipes. Aos 26 minutos, Carlos arrancou em velocidade e passou para Rafhael Lucas, que chutou forte no canto e Naylson fez grande defesa, evitando o empate. Aos 36, Júnior Xuxa finalizou forte. A bola foi desviada pela zaga esmeraldina e acabou indo para a linha de fundo.
Aos 39, a defesa do River afastou parcialmente. Na sequência do lance, Rafhael Lucas acionou Carlos Eduardo, que chutou de longe e a bola passou perto, assustando o goleiro Naylson. Aos 43, Thalles arriscou da entrada da área, mandando perto da trave tricolor.
Aos 45 minutos, Juninho isolou uma boa chance na cobrança de falta. A partida foi até os 49 minutos, mas o Goiás não conseguiu empatar. Com isso, o River-PI estreou vencendo por 2 x 1 e leva vantagem para a partida de volta, que será disputada no Serra Dourada.
FICHA TÉCNICA
RIVER-PI 2 X 1 GOIÁS
Local: Estádio Albertão, em Teresina (PI)
Data: 07/04/2016
Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Auxiliares: Antônio Fernandes (MA) e Ivanildo Gonçalves (MA)
Cartões amarelos: Amarildo e Jadson (River); Johnathan e Juninho (Goiás)
Gols: Felipe Macedo (contra) aos 23’ 1T (1-0); Carlos Eduardo aos 45’ 1T (1-1); Vanderlei aos 10’2T (2-1)
RIVER-PI: Naylson; Tote, Paulo Paraíba, Índio, Amarildo e Jadson; Thiago Dias, Júnior Xuxa e Esquerdinha (Kássio); Diego Lira (Lucas Bacelar) e Vanderlei (Daniel Piauí).
Técnico: Jefferson Silva
GOIÁS: Renan; Johnathan, Felipe Macedo, Anderson Salles e Juninho; Patrick, Ramires e Wagner (Thalles); Carlos Eduardo (Cassiano), Rafhael Lucas e Cléo (Jhon Cley).
Técnico: Enderson Moreira