Um novo ânimo, uma nova história, um novo Goiás no Brasileirão da Série B. Esse foi o retrato de uma equipe que soube controlar os nervos e goleou o Vitória por 4 a 1, de virada. Os estreantes Marcinho Guerreiro, Alan Bahia e Iarley deram um novo ritmo a equipe, que tomou um susto no início, mas foi soberana durante os 90 minutos.
O centroavante Neto Baiano inaugurou o placar aos 10 minutos do primeiro tempo, mas Guto aos 17, Carlos Alberto aos 29 e Alan Bahia aos 33, todos do 1° tempo, e Douglas aos 46 do 2° tempo, fizeram o placar para o Verde. Com a vitória, o Goiás chega aos 12 pontos, ocupando a 14° colocação na tabela. Já o Vitória fica estacionado na 6° colocação, com os mesmos 17 pontos.
1° tempo
A empolgação das arquibancadas, com grande presença do torcedor, contagiou o novo Goiás dentro de campo. Logo com dois minutos, a primeira chance alviverde, com Iarley, mas o chute saiu fraco e o goleiro Felipe Alves defendeu bem. A partir daí, a noite perfeita ganhou traços de tragédia. Aos oito minutos, Neto Coruja chutou de longe e assustou Harlei, que espalmou. Mas aos 10, o goleiro não teve como segurar. Livre na ponta esquerda, Uelliton cruzou e Neto Baiano cabeceou sem chances, abrindo o placar.
A partir daí, o Goiás voltou a mudar o sentido da trama. Foram duas chances, em sequencia, que levantou a torcida. Aos 14 minutos, Iarley fez grande assistência, mas Diniz chutou torto, a direita. Aos 15, outro estreante da noite, Alan Bahia, chutou de longe, mas Felipe agarrou. Na pressão, o empate esmeraldino não demorou. Aos 17 minutos, Diniz recebeu na ponta esquerda e com perfeição, cruzou na cabeça de Guto, que não desperdiçou.
O empate animou o Goiás, que continuou na pressão. Tanto que, aos 29 minutos, a virada chegou em mais um lance de brilho do meia Diniz. Ele fez ótimo passe para Carlos Alberto, que ganhou na velocidade e chutou na saída do goleiro. A empolgação só aumentava e chegou no ápice aos 33 minutos. Em cobrança de falta com muita categoria, o estreante Alan Bahia colocou no canto direito de Felipe Alves, que só saiu na foto.
O Vitória ainda tentou apertar no fim do primeiro tempo, em chutes de Fernandinho, aos 42 minutos, e cabeçada de Mauricio, aos 44, que levaram perigo a defesa verde. Entretanto, a última chance foi esmeraldina, com novo chute de Alan Bahia, que deu trabalho para Felipe Alves.
2° tempo
O Goiás voltou morno do vestiário e viu um Vitória melhor vir para cima, tentando encontrar o empate. Aos três minutos, Geovani arriscou de longe, mas Harlei caiu para defender no canto direito. O Leão Baiano tentava vir para cima, mas esbarrava na marcação e até mesmo na própria capacidade de criar jogadas. Já o Goiás apostava nos contra-ataques, ainda mais quando Márcio Goiano sacou Diniz para colocar Amaral.
Foi logo o volante que teve uma das melhores chances esmeraldinas na segunda etapa, aos 25 minutos, em cabeçada perigosa após cobrança de falta do lateral Douglas. Aos 36, o Vitória, já sem pernas para tentar algo, deu a última cartada, em chute de Neto Baiano que bateu na rede pelo lado de fora. O jogo caminhava para o término, mas ainda tinha a última cartada para o fim. Aos 46 minutos, falta no lado direito, próxima da área. Douglas, um dos destaques em campo, cobrou com perfeição e levou a torcida esmeraldina a loucura com o quarto gol.
O Goiás volta a campo na próxima terça-feira, em parada difícil fora de casa. Enfrenta o Americana, quarto colocado da Série B, no interior paulista, no estádio Décio Vita as 21h. Já o Vitória vai tentar a recuperação em casa, no Barradão, no próximo sábado, as 16h20, contra a Portuguesa.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 4 X 1 VITÓRIA
Competição / Fase (Rodada): Campeonato Brasileiro (11ª rodada)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Data: 15/07/2011
Horário: 21h00Árbitro: Vinicius Costa da Costa (RS)
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e Ciro Chaban Junqueira (DF)
Cartões Amarelos: Rafael Tolói, Marcão, Marcinho Guerreiro (GOI) ; Uelliton, Alison, Léo (VIT)
Publico e Renda: 14.867 pagantes/ R$29.639,00
GOLS: Neto Baiano 10’/1°T ; Guto 17’/1°T ; Carlos Alberto 29’/1°T ; Alan Bahia 33’/1°T ; Douglas 46’/2°T
GOIÁS: Harlei; Douglas, Rafael Toloi, Ernando e Marcão; Marcinho Guerreiro, Alan Bahia, Carlos Alberto e Diniz (Amaral); Iarley (Tardelly) e Guto (Johnathan).
Técnico: Márcio Goiano
VITÓRIA: Felipe Alves; Léo, Alison, Maurício e Fernandinho; Neto Coruja (Xuxa), Zé Luis, Uelliton (Felipe) e Geovanni; Marcelo (Edson) e Neto Baiano.
Técnico: Geninho