Nesta sexta-feira (24), o Campeonato Brasileiro da Série B dá espaço para mais um clássico goiano entre Goiás e Vila Nova. A partida será disputada no Estádio Hailé Pinheiro, às 19h e com a presença de torcedores esmeraldinos. As equipes vivem momentos bem diferentes na competição e precisam da vitória para ficarem mais perto de alcançar os objetivos. O time esmeraldino está na vice-liderança com 45 pontos, além disso é a equipe que menos tomou gol (16) e uma das que menos sofreu derrotas (4).

Por outro lado, o Tigrão briga na parte de baixo da tabela, com apenas dois pontos fora da zona de rebaixamento. Mas no comando de Higo Magalhães, o Vila Nova apresentou melhora nas últimas atuações. Apesar desses fatores, existe favorito para vencer o clássico desta sexta-feira? Confira na opinião dos comentaristas da Sagres.

>>> 100 jogos: Dudu espera vitória contra rival para “coroar” marca alcança com a camisa do Vila Nova
>>> Reynaldo não crava o Goiás favorito contra o Vila Nova e acredita em um “grande espetáculo”

Evandro Gomes

“Todas às vezes que temos esse clássico essa pergunta é inevitável: quem é o favorito? E uma maioria absoluta vai apontar o Goiás pelo seu poder financeiro, pelo time que tem, que não é excepcional, está bem no campeonato, mas de repente desagrada sua própria torcida com um futebol que deixa dúvidas em relação a sua capacidade. Todavia, tem uma campanha estupidamente melhor que a do Vila Nova, e resta ao Vila Nova, então, uma luta total, uma determinação em campo para tentar equilibrar um jogo que lhe é totalmente desfavorável. O Goiás joga em casa, o Goiás vai ter sua torcida, o Goiás está muito tranquilo no campeonato. Joga para subir, o Vila luta para não cair. Então, repetindo, o Goiás é favorito”.

Tim

“Diante da situação, o Goiás entra para mim nesse clássico contra o Vila Nova como favorito. É um time mais qualificado, tem um elenco melhor, está brigando na parte de cima da tabela, é um time mais regular neste momento que o Vila Nova. O Vila ainda com muitas dificuldades, o Higo Magalhães até conseguiu melhorar a equipe do Vila Nova, mas diante da última apresentação contra o Confiança não tem como a gente não dar os créditos ao Goiás, mesmo vindo de derrota. Mas eu vejo o Goiás um time muito mais forte, mais organizado no campeonato. Então, por isso, para mim, jogando em casa, dentro da Serrinha com o seu torcedor, o Goiás leva o favoritismo”.

Cléber Ferreira

“Em um clássico as coisas são muito niveladas, pela motivação, pela tradição daquele jogo, pela força que as duas equipes, as suas marcas possuem. Então no clássico as coisas se nivelam demais. Mas se você levar em consideração a qualidade técnica dos dois times, o investimento feito pelos dois clubes, o aproveitamento das duas equipes dentro da competição, o distanciamento que há entre a posição de uma na tabela e da outra a gente vai chegar a conclusão que o Goiás é o favorito para vencer o clássico. Claro, a vitória interessa mais até ao Vila Nova do que ao Goiás porque o Vila Nova está lutando contra a degola. Mas o Goiás, a julgar por esses critérios, que são os critérios que a gente tem nas mãos, o Goiás é o favorito para vencer o clássico”.

André Isac

“Tudo conspira para mais uma vitória do Goiás no Campeonato Brasileiro da Série B. Desde as primeiras rodadas da competição o time disputa o G4, está disputando o acesso. Por que não dizer ‘o Goiás disputa o título da Série B’? Já o Vila Nova, com muito custo, vem se mantendo nas últimas rodadas fora da zona de rebaixamento. É um time que tem muito mais problemas. O Goiás estará com torcida no estádio Hailé Pinheiro, jogará na sua casa. É o time que menos perdeu na competição, ao lado da equipe do Coritiba. Por tudo isso, o Goiás é favorito, mas o Vila Nova de Higo, nas últimas rodadas da competição vem sendo um time mais difícil de se bater”.

José Carlos Lopes

“É muito difícil ter um favorito num clássico, mas neste tem. É o Goiás. Tem 18 pontos a mais que o Vila Nova, no mesmo número de jogos, e joga em casa com o apoio do seu torcedor, com a defesa completa tendo apenas o Nicolas como desfalque. Então o Goiás é favorito para ganhar o jogo nesta sexta-feira. Mas não significa dizer que já ganhou. O Vila cresceu muito de produção com o Higo, tem uma defesa boa, uma produção boa no meio-campo. Falta um pouquinho mais no ataque, mas ainda assim é um time perigoso. E é clássico, clássico mesmo. Então o jogo tem esse equilíbrio dessa rivalidade, mas por tudo que já passou nesta Série B, o Goiás é o favorito para ganhar”.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão do Coordenador de Esportes Charlie Pereira.