Com gols de Felipe Menezes, Felipe, Rafael Tolói e Iarley, alviverde bate o time carioca por 4 a 1, sobe seis posições na tabela e afunda crise alvinegra   Jogando no Engenhão como se estivesse em casa, o Goiás fez um passeio em campo e, com gols de Felipe Menezes, Felipe, Rafael Tolói e Iarley, venceu o Botafogo por quatro a um. A goleada fez o Goiás subir seis posições na tabela de classificação e dormir na sétima colocação, com onze pontos. Já o time da estrela solitária afundou na crise e pode terminar a oitava rodada na lanterna, caso o Sport vença o Grêmio, neste domingo.   Sem poder contar com o atacante Iarley, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, na próxima rodada, o Goiás recebe o Cruzeiro, no estádio Serra Dourada, domingo, às 16 horas. No mesmo horário, o Botafogo encara o Atlético MG, no Mineirão.   LEIA: opinião de Charles Pereira sobre o jogo.
    O jogo   Com muitos passes errados e pouco poder ofensivo dos dois times, o início do primeiro não encheu os olhos de quem assistia a partida. O primeiro lance de perigo saiu somente aos 12 minutos, depois de lançamento de Vítor para Felipe, que girou e bateu forte. O goleiro do Botafogo mandou para escanteio. Dois minutos depois, Felipe Menezes recebeu cruzamento do camisa 11, tentou uma meia bicicleta, mas a bola sobrou fácil para a defesa de Renan.  

Aos 20 minutos, mais uma jogada entre os Felipes. O Menezes girou bonito para o artilheiro, que cara-a-cara com Renan, chutou em cima do goleiro. Na sobra, Vítor tentou o tiro, mas a bola foi para fora.

 

O jogo foi melhorando e aos 25 minutos, Júlio César aproveitou a falta pela esquerda, alçou a bola na área, o zagueiro Juninho rebateu mal, e Felipe Menezes abriu o placar. Nove minutos depois, o Botafogo empatou. Eduardo cobrou arremesso lateral na área, Rafael Tolói tentou desviar, mas Victor Simões, de bicicleta, deixou tudo igual no Engenhão.

 

Só que o Goiás não foi para o vestiário com o empate. Aos 43 minutos, Iarley tentou cabecear a bola dentro da área, Léo Silva derrubou o atacante, na continuidade do lance, a bola chegou a entrar no gol, mas o árbitro Paulo César de Oliveira já havia marcado o pênalti. Com direito a paradinha, Felipe cobrou, deixou o Goiás novamente na frente e marcou seu sexto gol no Brasileirão.

 

Na etapa complementar, o Goiás precisou de menos de quinze minutos para liquidar a partida. Aos doze, Felipe Menezes cobrou escanteio curtinho para Iarley, o camisa 9 devolveu a bola, o meia cruzou na área e, depois de confusão, Rafael Tolói bateu de primeira e fez o terceiro do Goiás.

 

Dois minutos depois, veio o quarto. A bola foi passando de pé em pé, Vítor achou Ramalho na área, que rolou para Iarley bater e decretar a goleada no Engenhão. O Botafogo ainda teve boas oportunidades, principalmente nos lances de bola parada, mas a goleada estava desenhada e o Goiás voltou para casa com os três pontos na mala.  
BOTAFOGO 1 x 4 GOIÁS
 
Data: 26/06/2009
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Anderson José de Moraes(SP) Público Pagante: 6.689 Renda: R$ 76.524,00  
Gols: Botafogo: Victor Simões (36/1T) Goiás: Felipe Menezes (24/1T); Felipe (43/1T – pênalti); Rafael Tolói, (12/2T), Iarley (14/2T)   Botafogo: Renan, Alessandro, Emerson, Juninho (Fahel) e Eduardo; Leandro Guerreiro, Léo Silva (Tony), Batista e Lucio Flavio (Rodrigo Dantas); Laio e Victor Simões Técnico: Ney Franco
 
Goiás: Harlei; Leandro Euzébio, Rafael Toloi e Ernando; Vitor, Amaral, Ramalho, Felipe Menezes (Gomes) e Julio Cesar; Iarley (Bruno Meneghel) e Felipe (Zé Carlos) Técnico: Hélio dos Anjos