Foto: Rubens Salomão/Sagrs On
O Programa Jovem Aprendiz, realizado no Brasil há mais de duas décadas pela Rede Pró-Aprendiz, serviu de inspiração para a criação de outro projeto, agora internacional, para a inserção de jovens estudantes da Espanha no mercado de trabalho.
Em entrevista à Sagres 730, durante visita a Goiás, o presidente da Fundação Fundación Catalana de Esplai (Fundesplai), Pepe Gasso, esclarece o significado do programa Jovem Valor, inspirado na experiência brasileira com os jovens aprendizes.
“Jovem Valor quer dizer que os jovens valem, têm valor, são preciosos, e necessários para a construção da sociedade de amanhã. Fizemos contato com empresas, com instrutores, para um percurso de um ano para sua inserção, como vocês estão fazendo com 40.000 jovens todos os anos aqui no Brasil. Para nós, o Jovem Valor é tentar copiar, replicar a experiência na Espanha, com a intenção de estendê-la para toda a Europa. Pensamos que a sua experiência é única em todo o mundo, e muito significativa para nós”, afirma.
O superintendente da Rede Pró-Aprendiz, Valdinei Valério, ressalta a importância do protagonismo goiano e brasileiro para a iniciativa no exterior. “O fato é que nós temos um programa reconhecido a nível mundial, e que estamos fazendo em parceria com a Fundesplai na Catalunha, Espanha, uma replicação do modelo o qual fazemos há quase 20 anos no Brasil e com o protagonismo do estado de Goiás”, esclarece.
Diferente do Brasil, o ano letivo na Espanha se inicia no mês de setembro. Pepe Gasso explica que a intenção é mais que triplicar o número e jovens aprendizes com no programa Jovem Valor. “No ano passado, trabalhamos com 60 jovens de várias situações muito difíceis. Este ano, pretendemos levar o programa a 200 jovens. A Fundação Pró-Cerrado nos explicou que há 25 anos, nas origens do programa, a situação foi igual, com poucos jovens, cujo número vai se ampliando ano a ano, e mais empresas e instituições aderem ao programa”, relata.
De acordo com Valdinei Valério, o modelo de aprendizagem brasileiro, com a Lei de Aprendizagem, tem muito a oferecer para países como a Espanha. “O número de jovens desempregados na Europa é maior do que no Brasil, embora as questões relacionadas a educação, a estrutura social sejam mais estruturadas e melhores que no Brasil. Aqui temos todos os problemas que temos, mas temos também tecnologias sociais a serem oferecidas a outros países a exemplo do que estamos fazendo com a Espanha através da Fundesplai”, avalia.
Ouça a entrevista na íntegra, concedida no Manhã Sagres desta segunda-feira (26)
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/671185364&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/qzWRYpI2aic” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}