Goiás recebeu nesta sexta-feira (15) 971 mil kits de seringas e agulhas para serem usados na vacinação contra a Covid-19. Hoje, o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, afirmou à Rádio Sagres que a imunização deve começar já na semana que vem.

Esse material faz parte da compra de 2.5 milhões de kits de seringas e agulhas realizada pelo Governo de Goiás. Na semana passada já foram entregues mais 440 mil unidades. Há em trânsito para o estado mais 330 mil kits com previsão de chegada para a próxima semana. O restante será enviado, de forma fracionada, até o fim deste mês.

Ao todo, existem 2.7 milhões de kits estocados em Goiás e serão 3,8 milhões de kits destinados à Covid-19. Essa quantidade, segundo Ismael, é suficiente para vacinar metade da população goiana.

Foto: SES

“Temos uma expectativa real de que na próxima semana iniciemos a vacinação aqui no estado de Goiás. Tem uma avião parado nesse momento parado no aeroporto de Recife, pronto para busca na índia a vacina da AstraZenica, da Oxford. O estado de Goiás já fez a aquisição de todos os insumos necessários, tantos das seringas, das agulhas, das redes de frios, para receber essas vacinas. Tivemos reuniões com todos os municípios e pactuamos algumas ações importantes como o quantitativo de salas, onde estarão essas salas de vacinação, horários de funcionamento, padronização do sistema e tudo que é necessário para que a vacinação seja exitosa”, salientou.

O Plano Nacional de Imunização Nacional prevê que a vacinação será divida por grupos, dando prioridade as pessoas idosas e profissionais que estão na linha de frente no combate a pandemia. Alexandrino explicou como será organizada a vacinação em Goiás.

“As vacinas chegam no Distrito Federal, vem por terra para Goiás pela proximidade. Daí vão para a Central Estadual de rede de frio. Por via terrestre para as 18 Regionais e destas para os municípios”, explicou Ismael.