O que importa é o resultado. Foi com esse pensamento que mais uma vez o Goiás conseguiu uma boa vitória, principalmente por ser diante de um adversário direto na fuga do rebaixamento. A equipe esmeraldina bateu o Avaí por 1 a 0 neste domingo (24), no estádio Serra Dourada. pela 31ª rodada do Brasileirão.

Assim como no triunfo contra o Vitória duas rodadas atrás, o autor do gol salvador foi o meia Bernardo. O camisa 10 marcou de pênalti, no finalzinho do primeiro tempo, o tento que deu os três pontos para a equipe esmerladina. Com o resultado o Goiás ganha a posição do Avaí e agora é o 18º colocado, com 31 pontos, três a menos que o Vitória, que é o primeiro time fora da zona da degola. O time catarinense é o 19º, com 30 pontos.

As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (27), às 22h, também no Serra Dourada, mas pelo jogo de ida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Na próxima rodada do Brasileirão os goianos encaram o Palmeiras, no sábado (30), na Arena Barueri, às 18h30. O Avaí recebe o Guarani na Ressacada, no mesmo dia e horário.

Bernardo garante

O Goiás começou mais agressivo na partida, tomando a iniciativa, mas cedia muitos espaços para o Avaí contra-atacar. Com isso quem criou as melhores chances nos minutos iniciais da primeira etapa foi a equipe catarinense. Por duas vezes, uma aos 13 minutos, e outra aos 16, o atacante Roberto apareceu livre pela esquerda para tentar o gol, mas nas duas oportunidades Harlei foi melhor que o jogador do leão.

O time esmeraldino trocava passes até se aproximar da área de Zé Carlos, mas era bloqueado na hora das finalizações. A equipe goiana conseguiu assustar pela primeira vez aos 24 minutos, com uma oportunidade incrivelmente perdida por Bernardo. Everton Santos apareceu pela direita e cruzou para o camisa 10 alviverde dentro da pequena área, que tocou de primeira com a perna esquerda, mas a bola foi para fora.

A partida seguiu amarrada no meio-campo, com as duas equipes errando muitos passes, e com poucas chances. O Avaí tentava com jogadas individuais, e em uma delas, Caio arriscou de fora da área, mas a bola passou à esquerda do gol de Harlei. O arremate de longe também foi tentado pelo time goiano com Everton Santos, aos 35 minutos, mas o goleiro Zé Carlos fez uma excelente defesa.

Bernardo_lamenta

O Goiás tentava achar um espaço para se infiltrar na área adversária, mas encontrava dificuldades. Esse cenário se alterou aos 40 minutos, quando Bernardo recebeu a bola de Douglas na área catarinense e foi puxado pelo zagueiro Marcos. O árbitro da partida, Leandro Pedro Vuaden, não hesitou e marcou a penalidade máxima. O próprio Bernardo foi para a cobrança e converteu, abrindo o placar para o Goiás.

Harlei salva

O Avaí voltou do intervalo com uma postura diferente. A equipe catarinense avançou a marcação, e tentava manter a posse de bola no campo de ataque. Os avaianos dominaram os primeiros minutos da segunda etapa, mas sem grandes chances de gol. O goleiro Harlei foi exigido em uma cabeçada de Diogo Orlando, aos 15 minutos. Logo depois a chuva começou a apertar no Serra Dourada e deixou o jogo ainda mais truncado.

Os chutes de fora da área e as bolas cruzadas eram as melhores opções de ambas as equipes. O Goiás equilibrou o jogo a partir da segunda metade da etapa complementar, e aos 19 minutos Amaral recebeu de Douglas do alto e fez uma boa cabeçada, mas a bola foi para fora. Aos 25 minutos o time esmeraldino quase ampliou o marcador com Wellington Monteiro. O volante recebeu da entrada da área e chutou forte, mas a bola bateu no travessão e foi para fora.

Depois do susto, o Avaí ressurgiu na partida, mas não obteve êxito diante de uma tarde inspirada de Harlei. Primeiro, o goleiro esmeraldino salvou a equipe ao defender um forte chute de Roberto, aos 26 minutos. Recuado, o Goiás chamou o Avaí para sua área e o camisa um alviverde impediu o empate catarinense novamente aos 36 minutos, quando Válber apareceu na área, mas na disputa com o arqueiro goiano, Harlei levou a melhor.

Apesar da pouca vontade do time goiano nos minutos finais, o Avaí não soube aproveitar a pressão que exercia para igualar o jogo. A missão da equipe de Vagner Benazzi ficou ainda mais difícil aos 44 minutos, quando Bruno Silva foi expulso, e o Goiás apenas esperou os três minutos de acréscimo para garantir a importante vitória.

FICHA TÉCNICA: GOIÁS 1 X 0 AVAÍ

Data: 24/10/10
Horário: 16:00
Local: Estádio Serra Dourada
Árbitro: Leandro Pedro Vuade (RS)
Assistentes: Ednílson Corona (SP) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)

Goiás: Harlei; Rafael Tolói, Ernando, Marcão (Valmir Lucas); Douglas, Amaral, Wellington Monteiro, Bernardo (Carlos Alberto), Wellington Saci; Éverton Santos e Felipe (Jonílson)
Técnico: Jorginho

Avaí: Zé Carlos; Emerson Nunes, Leo San, Bruno; Marcos (Vandinho), Rudnei, Diogo Orlando (Danielzinho), Caio, Robinho (Válber), Eltinho; Roberto
Técnico: Vagner Benazzi

Gols: Bernardo 42′ 1ºT (Goiás)

Cartões amarelos: Marcão, Valmir Lucas, Amaral (Goiás) / Marcos, Eltinho (Avaí)
Cartão vermelho: Bruno Silva (Avaí)

Público pagante: 4.663 pessoas
Renda: R$ 54.460,00