A Rádio 730 participou ao vivo na manhã desta sexta-feira (29) do programa Brasil em Pauta, da TV NBR, da Presidência da República, que teve como entrevistado o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi.

No programa, Nardi falou sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra os Vírus da Influenza e a mobilização nacional para incentivar as meninas de 9 a 13 anos a se vacinarem contra o HPV.

À jornalista e apresentadora Cecília Barcelos, da 730, o secretário garantiu que para Goiás foram enviadas mais de 1,4 milhão de doses, e que não faltará vacina da gripe H1N1 para os integrantes do público alvo, que corresponde ao grupo de risco.

“Não tem perigo de faltar a vacina. Para o estado de Goiás, essas doses serão absolutamente mais que suficientes para vacinar 100% do público alvo, isto é, todas as gestantes, todas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, população carcerária e indígena, profissionais da saúde e todos os idosos”, ressaltou.

Ele explicou ainda por quê o “Dia D” da campanha, inicialmente previsto para ser realizado neste sábado (30), não irá mais acontecer na maioria dos municípios brasileiros, em função da antecipação da vacinação.

“Nós combinamos com o Leonardo Vilela e com a Maria Cecília Brito, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, que iríamos autorizar o adiantamento da vacinação, mas poderia, no sábado Dia D, onde o Ministério da Saúde está fazendo uma campanha de conscientização nacional, alguns municípios não terem as suas unidades de saúde abertas”, esclareceu.

Desde que a campanha foi antecipada no início do mês de abril, mais de 60% da população correspondente ao grupo de risco, já foi imunizada pela campanha do governo contra o H1N1 em Goiás.