Chegou em Goiânia, na manhã deste domingo (07) 77,8 mil doses da vacina Coronavac, da chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butatan. O recebimento foi acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino.

(Foto: Divulgação)

Segundo Caiado, o estado tem 30 mil doses da vacina em estoque, e, com as 77,8 mil doses recém-chegadas, será possível vacinar 53.800 idosos, ou que significa, 100% da população com 85 anos e acima e parte da população com mais de 80 anos, neste momento.

“É uma esperança enorme em atingir exatamente a faixa etária que tem o maior risco de complicações e ao mesmo tempo o maior percentual de letalidade. Essa etapa é a que mais nós esperávamos”, afirmou Ronaldo Caiado.

Ainda de acordo com o governo estadual, o novo lote da Coronavac seguirá do aeroporto para a Rede de Frio da SES-GO, onde permanecerá até segunda-feira (8) pela manhã, quando será distribuído aos municípios conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Goiás tem cerca de 55 mil idosos. Segundo o governador, o Estado já mapeou os municípios e cada cidade receberá a mesma quantidade de vacinas. Para evitar aglomerações, a vacinação será realizada por meio de drive-thru.

Apelo a população

Novamente Ronaldo Caiado pediu que população se conscientize e evite aglomerações. Ele afirmou que estado tem ampliado os leitos de UTI e repassado respiradores às cidades do interior, além de buscar parcerias com o Hospital das Clínicas.

“Estamos pedindo é que as pessoas nós ajudem. Não adianta apenas aumentar leitos, pedimos a conscientização das pessoas. Porque tudo tem limite, a vacina está aí (…). Não podemos admitir nunca é que tenhamos um colapso na área da saúde”, disse.

O governador ainda solicitou apoio na fiscalização, para que todos possam denunciar as pessoas que, eventualmente, furarem a fila da vacinação. “Nosso foco são as pessoas idosas, qualquer pessoa imunizada fora disso terá de ser responsabilizada”.