O Estado de Goiás registrou 1.697 incêndio no mês de agosto. Apesar do número alto, o estado teve uma redução de 25% se comparado com o mesmo período de 2021, segundo o tenente do Corpo de Bombeiros de Goiás Sérgio Oliveira. “Houve uma equiparação em junho e julho. Agoste teve uma redução e em setembro, nós vamos verificar. Mas a intenção é sempre reduzir”, disse.

Assista a entrevista completa:

Sérgio integra a Operação Cerrado Vivo, que trabalha de janeiro a junho com planejamento e prevenção, e de agosto a dezembro, com combate a incêndios em vegetação.

“O nosso bioma, Cerrado, tem essa característica, é um clima muito seco e quente, com ventos fortes, que propagam incêndios e os deixam fora do controle. Isso ocorre em todo estado, a gente tem atuação durante todo o ano, mas de julho até dezembro, ocorre em mais quantidade”, explicou.

O tenente do Corpo de Bombeiros alertou que muitos incêndios começam com um cidadão que coloca fogo em algum local, achando que pode controlá-lo, mesmo na área urbana. “Quer fazer limpeza de um terreno, do lote e acha que vai ter controle do incêndio, que sai das condições que a pessoa imaginou e se propaga devido ao tempo seco e os ventos”.

Para maior controle e prevenção, Sérgio Oliveira afirmou que é preciso conscientizar as pessoas, ensinar sobre a importância de não iniciar nenhum incêndio.

Leia mais: