Goiás registrou em agosto 3.164 novos CNPJ’s. Foi o maior número de empresas abertas em um único mês em toda sua série histórica, segundo dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg).

Dados do Portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas (Redesim), do Governo Federal, apontam que Goiás está à frente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no mês de agosto. O Ceará ficou com a segunda posição, com 2.141 empresas, e Mato Grosso em terceiro, com 2.039 novos empreendimentos.

Das 3.164 empresas abertas em Goiás em agosto, 1.033 tinham capital superior a R$ 500 mil. Os ramos que mais atraíram novos negócios foram: serviços combinados de escritório e apoio administrativo (326), promoção de vendas (216), comércio varejista de bebidas (214), atividades de consultoria em gestão empresarial (200) e construção de edifícios (193).

Ainda segundo o levantamento, Goiânia (1.189), Anápolis (223), Aparecida de Goiânia (183), Rio Verde (112), Luziânia (62) e Formosa (61) puxaram o ranking das cidades que mais abriram novos negócios em agosto. Atualmente, Goiás conta com 1,06 milhão de empresas abertas, tendo rompido essa marca de seis dígitos também no mês passado.

Para o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, esse número pode ser explicado pela desburocratização e a digitalização do processo de abertura de novos negócios, implantadas pela Junta Comercial e o ambiente econômico favorável no estado. “Com essa política facilitada, onde o empresário abre sua empresa em ambiente 100% digital e com tempo médio de 16 horas para aprovação do novo CNPJ, rompemos a barreira dos 3 mil”, diz.

Leia mais