O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) informou que foram registradas 146 ocorrências com urnas eletrônicas até às 15 horas do segundo turno deste domingo (30). Deste total,  71 urnas precisaram ser substituídas. 

Em entrevista coletiva, o diretor-geral do TRE-GO, Wilson Gamboge, revelou que o número representa algo em torno de 0,5% do total de urnas distribuídas pelo estado. 

“As urnas que apresentaram pequenos defeitos não foram substituídas, elas foram religadas. Há um procedimento padrão que é exercido e elas voltam a funcionar normalmente. Mas destas 146, 71 foram substituídas. Esse número é inexpressivo quando consideramos o fato de que temos mais de 15 mil urnas funcionando em todo o estado”, afirmou.  

De acordo com o boletim, o TRE-GO recebeu 498 denúncias e 2040 atendimentos pelo tele-eleitoral. Com relação às ocorrências policiais, o  diretor-geral do TRE-GO informou que não houve situações graves com necessidade de flagrante.

“Não temos registros na Polícia Federal de qualquer situação mais grave. Os registros da Secretaria de Segurança Pública indicam até o momento 36 ocorrências, a maioria delas, e isso é relativamente inédito, diz respeito à violação do sigilo do voto.  São eleitores que insistem com a utilização do celular na hora de votar, de alguma forma produzir imagem no momento da votação”, disse.  

Confira a entrevista na íntegra: