O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), divulgou neste mês de janeiro o mais recente Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, elaborado com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) de 2021. De acordo com o documento, Goiás se destacou com o melhor índice de perdas de água do Brasil.

“Isso significa que o Estado de Goiás, é um estado que usa eficientemente o recurso natural, a água para o consumo humano”, comenta o Superintendente Regional de Operações na Região Metropolitana, Alexandre Gomes.

A média nacional de perdas foi de 40,3%, o que significa que, de cada 100 litros de água disponibilizados pelos prestadores de serviços, apenas 59,7 são contabilizados como utilizados pelos consumidores. Goiás, enquanto isso, marcou apenas 28,5%, sendo o único estado brasileiro com índice abaixo de 30%. A título de comparação, o segundo colocado foi Mato Grosso do Sul, com 33,4%.

“No Brasil, hoje se perde 40 porcento da água que é produzida. A água se perde no meio do caminho com vazamentos, e também com os gatos. E o Estado de Goiás é abaixo da média, que perde menos água em torno de 28/%”, explica Alexandre.

Conforme o estudo, a questão está relacionada a dois fatores: perda aparente, quando a água consumida não é contabilizada (cobrada) devido a situações como ligações clandestinas (gatos) e submedição (falta de calibragem nos hidrômetros); e perda real, quando há vazamentos em pontos das infraestruturas de distribuição. Tais fatores são tratados como prioridade pela Saneago, que atua intensamente para reduzir esses números.

Ações de combate a perdas são realizadas de forma contínua pela Companhia, incluindo  troca de ramais, instalação de válvulas redutoras de pressão e retirada de vazamentos visíveis e não visíveis. Além disso, destaque para a substituição de parte do parque de hidrômetros velocimétricos por volumétricos, bem como reestruturação de redes de distribuição e criação de distritos de medição, aplicando as melhores técnicas e tecnologias disponíveis.

Iniciativa em Goiânia para reduzir a perda de água

Em janeiro de 2020, a Saneago desenvolveu novos métodos para sanar os vazamentos de águas da capital. O superintendente Regional de Operações na Região Metropolitana de Goiânia, Alexandre Gomes, destaca que se trata de ações fundamentais para a preservação dos recursos hídricos, uma vez que, quanto menor a perda de água, menor será o volume retirado dos mananciais.

“Além disso, criamos uma cultura interna de eficiência, evitando o desperdício e proporcionando maior sustentabilidade econômica, social e ambiental para a nossa Empresa”, pontua o gestor, ao ressaltar que a Saneago continuará a intensificar os esforços para reduzir cada vez mais os índices de perdas e, dessa forma, aumentar a disponibilidade hídrica para a população, frisando sempre a cautela no consumo para garantir a regularidade do abastecimento no período de estiagem.

Em 2020, foram vistoriadas mais de 468 mil ligações, o que representa 60% do total. Com isso, foram substituídos cerca de 5.100 ramais e retirados quase 27 mil vazamentos visíveis e não visíveis.

Denuncie os gatos de água

Caso você saiba de vizinhos ou qualquer pessoa que faça gato de água para não pagar a conta denuncie 0800 645 0115. Esse tipo de ligação é ilegal e pode movimentar os sistemas de forma irregular, ocasionando perdas e até a contaminação do sistema de abastecimento.

Verifique se há vazamentos em sua casa

Uma das formas de prevenir os vazamentos de água, e também, deixar a conta mais barata é verificar se há vazamentos na propriedade.

– Feche todas as torneiras, chuveiros e outros equipamentos que utilizam água. Se você verificar que o hidrômetro segue se movimentando, significa que há um vazamento interno na residência.

– Atente-se para a presença de mofos ou umidade nas paredes, em geral, elas são um indicativo de que um cano está vazando atrás dessa estrutura.

– Bata com cuidado nas partes da parede em que passam os canos e compare os sons com outras partes. Se o som for muito diferente, convém chamar um encanador para dar uma olhada nos sistemas.

Leia mais