Para afastar de vez a má-impressão deixada após a derrota no clássico contra o Atlético-GO, o Goiás goleou o São Paulo, em pleno Morumbi, por 3 a 0. A excelente vitória fora de casa diante do tricolor, que ainda almejava disputar posições na parte de cima da tabela, dá mais esperanças ao elenco esmeraldino.
Carlos Alberto abriu o placar para a equipe goiana. Rafael Moura, depois de desperdiçar boas chances, fez os outros dois gols do jogo, todos no primeiro tempo. Com a vitória o Goiás sobe uma posição, e agora é o 18º colocado, com 24 pontos. O tricolor paulista é o nono, com 34 pontos.
Na próxima rodada o time alvi-verde encara o Flamengo, na terça-feira (28), às 21h, no estádio Serra Dourada. Já o São Paulo vai até Porto Alegre enfrentar o Grêmio, às 22h da quarta-feira (29), no estádio Olímpico.
Goleada esmeraldina
O São Paulo começou melhor no jogo, dominando o meio-campo e a posse de bola e, com isso, ditando o ritmo da partida nos primeiros momentos da partida. Logo aos três minutos Casemiro recebeu na área, dominou, girou e chutou forte. Harlei se esticou todo e fez uma bela defesa. O tricolor paulista tentava trabalhar a bola, mas desde o início mostrava desorganização em campo.
O Goiás tinha calma, e tentava pelos lados do campo, ou em ligação direta para Felipe e Rafael Moura na frente. Aos 21 minutos o Sampa assustou Harlei novamente com um chute de fora da área do garoto Lucas, que passou perto da meta defendida pelo goleiro esmeraldino. Mas o falso domínio tricolor durou somente até os 23 minutos, quando o Goiás abriu o placar. Em uma bola cruzada na área, Rafael Moura protegeu a redonda para que Carlos Alberto chutasse para as redes são-paulinas.
A partir daí o time esmeraldino se impôs no jogo, aproveitando os inúmeros espaços abertos deixados pela retaguarda paulista. Aos 30 minutos Rafael Moura perdeu uma chance incrível. Após ter recebido a bola dentro da área, o atacante, que estava livre de marcação, se enrolou na hora de arrematar e não conseguiu ampliar o placar. Entretanto, cinco minutos depois ele se redimiu.
Felipe apareceu pela esquerda e cruzou rasteiro para o camisa nove esmeraldino, que empurrou para o gol. Para apagar de vez a má impressão deixada pela lambança que fez aos 30 minutos, Rafael Moura ainda marcou o terceiro do time alviverde. Aos 46 minutos o Goiás recuperou a bola no meio-campo, trocou passes até Felipe novamente dar a assistência para seu companheiro de ataque. Rafael Moura dominou e soltou a bomba, sem chances para Rogério Ceni.
São Paulo pressiona, mas não marca
O panorama da segunda etapa foi só um: o São Paulo pressionando, e o Goiás segurando o resultado e levando perigo nos contra-ataques. A equipe paulista voltou com Dagoberto no lugar de Jorge Wagner, para tentar as jogadas de velocidade pelos lados do campo, e com isso abrir a defesa goiana. Entretanto, poucas chances foram criadas pelo tricolor.
Os chutes de fora da área também eram opção, e aos 12 minutos Carleto chutou forte, a bola ainda desviou em Tolói e Harlei fez a defesa. O lateral-esquerdo são-paulino arriscou de longe aos 19 outra vez, e a bola passou perto da meta do goleiro esmeraldino. Harlei voltaria a ser protagonista em uma sequência incrível de defesas, a partir dos 24 minutos quando o time paulista cobrou vários escanteios.
O tricolor sufocava o Goiás principalmente com jogadas aéreas, mas a ausência de Fernandão, e a boa atuação da defesa goiana impediram com que essa jogada surtisse efeito. A pressão durou até os momentos finais, mas o São Paulo não conseguia furar o bloqueio armado pelo time alvi-verde, que se posicionou bem atrás e administrou a vantagem até o final.
Ficha Técnica – São Paulo 0 x 3 Goiás
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo-SP
Data: 25/09/2010
Horário: 18h30
Árbitro: Célio Amorim-SC
Assistentes: Marco Antonio Martins-SC e Claudemir Maffessoni-SC
São Paulo
Rogério Ceni; Rodrigo Souto, Alex Silva e Samuel (Cléber Santana); Jean, Casemiro, Jorge Wagner (Dagoberto), Marlos e Carleto; Lucas e Ricardo Oliveira
Técnico: Sérgio Baresi
Goiás
Harlei; Ernando, Rafael Toloi e Marcão (Jones); Wendel Santos, Amaral, Wellington Monteiro, Carlos Alberto (Jonílson), Júnior; Felipe (Romerito) e Rafael Moura
Técnico: Jorginho
Gols: Carlos Alberto 23′ 1ºT, Rafael Moura 36′ 1ºT, 46′ 1ºT (Goiás)
Cartões amarelos: Wellington Monteiro, Marcão, Júnior, Wendell (Goiás) / Jorge Wagner, Alex Silva, Casemiro (São Paulo)
Público: 18.528 pagantes
Renda: R$400.192,59