A conta para a permanência na primeira divisão começa a ficar cada vez mais complicada. Esforçado, mas esbarrando na limitação técnica, o Goiás caiu diante da eficiência do Grêmio no Serra Dourada, e foi derrotado por 2 a 0 pela 33ª rodada do Brasileirão.

André Lima abriu o placar na primeira etapa, e Diego fechou a conta no lance final da partida. O Goiás segue na vice-lanterna da competição, com 31 pontos, cinco pontos distante do Guarani, que é o primeiro fora da zona de rebaixamento. O tricolor gaúcho é o sétimo, com 50 pontos, mas aguarda a complementação da rodada para saber se permanece na posição.

O Goiás pega o Grêmio Prudente, no Prudentão, no próximo domingo (07), às 17h, pela próxima rodada. Já o Grêmio recebe o Ceará no Olímpico, no sábado (06), às 19h30.

Grêmio marca

A partida foi amarrada na primeira etapa, com a marcação de ambas as equipes prevalecendo. O Grêmio teve mais iniciativa nos primeiros minutos, e logo aos cinco minutos conseguiu o gol com André Lima, no entanto ele estava em posição irregular e o gol foi anulado. O time esmeraldino era lento na saída de bola, mas procurava manterá a posse da redonda. Entretanto a equipe goiana errava muito no passe final.

O time alviverde insistia principalmente pelo lado direito, com as investidas de Carlos Alberto, e o apoio de Jones e Rafael Moura. Foi por este setor que o aos 16 minutos o Goiás criou a primeira boa oportunidade de gol. Jones cruzou e Rafael Moura emendou de primeira, mas a bola explodiu em Paulão. O atacante ainda reclamou de pênalti alegando que a bola teria pegado na mão do zagueiro gremista, mas o jogo seguiu.

Um minuto depois foi do outro lado que o time esmeraldino assustou a equipe gaúcha novamente. Douglas apareceu na esquerda e cruzou para Carlos Alberto cabecear, mas Victor fez uma boa defesa. O time esmeraldino seguia rondando a área tricolor, mas não criava boas oportunidades. O Grêmio, por sua vez, apenas esperava o espaço necessário para avançar ao gol de Harlei, fato que aconteceu aos 31 minutos.

Douglas deu lindo passe para Lúcio pela esquerda, o lateral cruzou rasteiro e André Lima se antecipou a Marcão para balançar as redes goianas. O Grêmio seguiu marcando bem, o que dificultava a vida do Goiás. Os goianos não conseguiam chegar ao gol de Victor senão por meio de ligação direta com Felipe e Rafael Moura, ou com cruzamentos de Marcelo Costa pela esquerda, mas todos sem efeito.

Goiás sem reação

O Goiás voltou melhor para a segunda etapa, com mais iniciativa e força na frente, mas esbarrava novamente na falta de criatividade. Jorginho colocou Everton Santos no lugar de Felipe, que mais uma vez não rendeu o esperado. Aos seis minutos Everton aproveitou cruzamento de Jones da direita para cabecear, e Victor salvar o Grêmio e evitou o empate.Jorginho_cabisbaixo

O Grêmio respondeu aos 13 minutos, com uma boa trama de Douglas e Jonas, que tabelaram e a bola sobrou para o artilheiro, que chutou cruzado, mas Harlei fez a defesa. Quatro minutos mais tarde o tricolor gaúcho assustou novamente. Douglas, outra vez, armou o contra-ataque e abriu para André Lima, pela direita. O atacante emendou de primeira e soltou a bomba, mas Harlei impediu o segundo gol gremista.

O Grêmio era mais objetivo, matinha mais a posse da bola e marcava bem a equipe goiana. O Goiás atinha poucos espaços para trabalhar a bola. As bolas alçadas na área eram a melhor opção, mas sem assustar o goleiro Victor. O jogo seguia para terminar com o placar mínimo para os gaúchos, mas no último lance do jogo o Grêmio ampliou. Em outra boa tabela na entrada da área esmeraldina, Douglas tocou para Diego, que se livrou facilmente da marcação e tocou na saída de Harlei, fechando o placar.

FICHA TÉCNICA – 33ª rodada: Goiás 0 x 2 Grêmio

Data: 03/11/10
Horário: 19h30
Local: Estádio Serra Dourada (Goiânia/GO)
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Assistentes: Marcia Lopes Caetano (RO) e Ciro Chaban Junqueira (DF)

Goiás: Harlei; Carlos Alberto, Ernando, Marcão, Douglas (Wellington Saci); Amaral, Jones, Wellington Monteiro, Marcelo Costa (Wendell Lira); Felipe (Éverton Santos) e Rafael Moura
Técnico: Jorginho

Grêmio: Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Adilson (Ferdinando), Lúcio (Neuton) e Douglas; Jonas e André Lima (Diego)
Técnico: Renato Gaúcho

Gols: André Lima 31′ 1ºT, Diego 47′ 2ºT (Grêmio)

Cartões amarelos: Amaral, Rafael Moura, Marcão (Goiás) / Gabriel (Grêmio)

Público pagante: 2.235 pessoas
Renda: R$ 45.715,00