A etapa final da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo foi encerrada em Goiás, nesta quarta-feira (14), com a meta de 95% do público-alvo (crianças de 1 ano a menores de 5 anos) superada em mais de 3 pontos porcentuais, de acordo com a Secretaria Estadual e Saúde (SES-GO).

Entretanto, dos 246 municípios goianos, 42 não alcançaram os 95%, sendo que o menor patamar foi de 71%. “Para esses municípios, o ideal é que os pais procurem vacinar os pequenos no esquema de rotina nos postos de saúde”, explica Clécia. Ela adianta ainda que a situação em Goiás, com o trabalho parceiro das Secretarias Municipais de Saúde, está sobre controle.

Realizada inicialmente de 6 a 31 de agosto, a campanha teve um reforço de mais 14 dias para os Estados que não conseguiram alcançar a meta. No entanto, já na segunda semana de setembro, Goiás já havia superado essa meta, fechando o período de prorrogação com 98,18% de cobertura vacinal para sarampo e 98,88% para a pólio.

Para sarampo, foram aplicadas 357.972 doses, para uma população de 364.626 crianças. Para a pólio, foram aplicadas 360.528 doses, em uma população de 364.626. Esses percentuais, no entanto, podem ser alterados positivamente, pois os municípios continuam enviando dados de doses administradas.

Dessa forma, até o momento, Goiás ficou em sétimo lugar no ranking da vacinação para pólio, e oitava, para sarampo, atrás dos estados do Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia, Sergipe e Ceará.

“Com essa marca, nos sentimos mais seguros quanto à proteção de nossas crianças, principalmente em face da reinserção no País de casos advindos da Venezuela”, diz a Gerente de Imunizações e Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Clécia Vecci.