A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) liberou na manhã desta terça-feira (2) o tráfego na rodovia GO-070, km 1, sentido Goiânia-Goianira, que estava interditada desde o dia 24 de janeiro deste ano, para obras de recuperação do desabamento de parte da pista e do acostamento, após fortes chuvas.

Segundo o presidente Pedro Sales, o projeto foi mais complexo do que o normal por conta do rompimento do bueiro. “As chuvas muito fortes de fevereiro chegaram a levar parte dos serviços no início das obras. A empresa teve que colocar pedras, realizar a escavação e formalizar procedimentos para mitigar o avanço da erosão e, a partir daí, realizar a recuperação total do trecho”, destacou.

As condições climáticas determinaram diretamente o prazo de conclusão das obras. A erosão ocorreu porque o bueiro do córrego Caveirinha não suportou a vazão decorrente das fortes chuvas que atingiram a região, além de razões ligadas ao tempo de vida útil da estrutura.

No local, foi realizada a recomposição de todo o bueiro. Em todo o processo, foi feito o aterro, a terraplanagem, as camadas de pavimentação do subleito, sub-base e base e, por fim, a recomposição da camada de asfalto (CBUQ), em todo o trecho.