Em 1979, os dois clubes fizeram o último clássico entre eles pela Primeira Divisão do Brasileirão

No ano de 1979, o Estado de Goiás teve o recorde de clubes participando do Campeonato Brasileiro. Seis clubes goianos disputaram a competição: Anapolina, Goiânia, Itumbiara, Atlético, Goiás e Vila Nova. Na primeira fase, os arquirrivais da capital ficaram no grupo H, ao lado de Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia, Vitória, Ceará, Dom Bosco, Nacional-AM e Remo.

A tabela marcava para a quinta rodada o clássico entre Goiás e Vila Nova. Os dois clubes goianos chegaram para o confronto em posições privilegiadas. O verdão era o líder, com cinco pontos. O tigrão era o segundo colocado, com três.

O Goiás chegava ao clássico daquele 7 de outubro de 1979 com moral. Até aquela data, o time esmeraldino havia vencido os três clássicos que tinha disputado contra o Vila Nova pelo Campeonato Brasileiro – dois confrontos em 77 e outro em 78. Por outro lado, o técnico Jailton Santos tinha muitos problemas para escalar sua equipe. Oito dos 11 titulares estavam suspensos. Amauri, Chiquito, Argeu, Marcelo, Matinha, Heber e Ramon haviam sido expulsos no jogo anterior contra o Cruzeiro. Luvanor estava com terceiro cartão amarelo.

A rivalidade, como sempre, era aguçada. Mesmo com um time quase reserva, o Goiás equilibrava o confronto contra o Vila. Daqueles considerados titulares, apenas Nonoca, Marco Antônio e Pastoril estavam em campo. Este último, vivendo grande fase, dava muito trabalho à defesa colorada. Foi dele o primeiro gol do jogo aos 18 minutos do primeiro tempo.

Então entrou em jogo a sagacidade do experiente Luiz Dário. O volante colorado tratou de arrumar uma confusão com o meia esmeraldino. Os dois trocaram sopapos. O árbitro Luís Carlos Félix, do Rio de Janeiro, expulsou ambos, aos 39 minutos do primeiro tempo.

A partir daí, o jogo ficou favorável ao Vila Nova. Ainda no primeiro tempo, Puruca empatou a partida. Na segunda etapa, o goleiro Serginho, cobrando pênalti, virou o placar aos 15 minutos. E assim aconteceu a primeira vitória colorada sobre o Goiás em uma competição nacional.

FICHA TÉCNICA:

Vila Nova 2×1 Goiás

Data: 07/10/1979

Local: Estádio Serra Dourada

Competição: Campeonato Brasileiro

Arbitragem: Luís Carlos Félix (RJ); José Muniz Brandão (GO) e Jerônimo Alves (GO).

Renda: Cr$ 1.416.400,00

Público: 28.251

Gols: Puruca e Serginho (Vila Nova); Pastoril (Goiás)

Expulsões: Luiz Dário (Vila Nova) e Pastoril (Goiás)

VILA NOVA: Serginho; Triel (Valdo), Modesto, Zé Luís e Cândido; Luiz Dário, Danival e Zé Ronaldo; Zé Henrique, Puruca (Tulica) e Paulinho. Técnico: Davi dos Santos.

GOIÁS: Barbirotto; Nonoca, Gideone, Milton e Gilmar; Adalberto Sabãozinho (Carlos Alberto Santos), Alencar e Pastoril: Marco Antônio, Clóvis e Maninho (Edvan).