A jornada estadual de prevenção ao uso de drogas foi aberta no centro de cultura e convenções de Goiânia pelo governador Marconi Perillo, pelo secretário nacional de Políticas Sobre Drogas, Vitore André Zilio e várias outras autoridades ligadas ao combate ao uso de drogas. 

O evento terá como slogam: “Vida saudável, mais que prevenção”. Em Goiás será coordenada pelo Conselho Executivo de Enfrentamento as Drogas (GEED). Durante a jornada serão realizadas oficinas de prevenção ao uso de drogas em vários municípios de Goiás.

O presidente do Colegiado Nacional de Políticas Sobre Drogas, Aloísio Andrade, destaca que a dependência química é uma questão que envolve toda a sociedade. “É uma questão de mobilização comunitária e de mobilização de autoridades. Os estados tem que estar afinados no que diz respeito a experiências que deram certos e que não deram certo. Portanto, essa interação é fundamental,” orienta.

Aloísio Andrade destaca que não existe a possibilidade de uma única ação resolver o problema. Ele afirma que existem as instâncias da prevenção, do tratamento, da repressão, da reinserção social e da fiscalização.

O dirigente cita algumas medidas prática que ajudam a combater a dependência química. “A primeira coisa é saber que a doença é um adoecimento da vontade. Sendo o adoecimento da vontade, nós não podemos depender da boa vontade da pessoa querer se tratar. A família, os amigos e a sociedade precisam intervir. Quando uma pessoa com depressão quer suicidar você não deixa ela se matar. Isto se aplica no caso das drogas também,” defende.