O governador Alcides Rodrigues assinou contrato com a Caixa Econômica Federal para linha de crédito de R$ 100 milhões para financiamento das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Goiânia (ETE). O evento ocorreu no Palácio das Esmeraldas na manhã desta sexta-feira (24). A obra faz parte do projeto de universalização do sistema de esgoto da capital.
O investimento vai permitir a mudança no sistema de tratamento usado atualmente, definido como primário, onde cerca de 50% do esgoto recebido é tratado. Com a mudança, o índice de pureza total deve atingir 92% do material tratado, atingindo um nível secundário.
Em entrevista coletiva, o presidente da Saneago, Nicomedes Borges, ressaltou a importância da obra. “É da mais alta relevância e teremos um nível de tratamento de esgoto que será exemplo para o Brasil”.
O governador Alcides Rodrigues também ressaltou a importância da obra para a melhoria da saúde pública e para a qualidade de vida da população. “Teremos a possibilidade de ser a primeira capital brasileira a contar com esse benefício universalizado”.
Sobre o abastecimento de água da capital, o presidente da Saneago assegurou que não será necessário fazer racionamento e destacou que o fechamento da Barragem do João Leite possibilitou que o abastecimento de água não fosse interrompido, mesmo no período de estiagem.