Governador convida o promotor Umberto Machado para a Secretaria do Meio Ambiente
Em reunião na tarde desta segunda-feira (05) em seu gabinete, no Palácio Pedro Ludovico, o governador Marconi Perillo convidou o promotor de Justiça Umberto Machado de Oliveira para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), cujo titular, deputado federal licenciado Leonardo Vilela, deve desligar-se do cargo para disputar a Prefeitura da Goiânia.

O governador enviou ofício ao procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, solicitando que submeta ao Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Goiás, presidido por ele, pedido de autorização de afastamento do promotor Umberto Machado, atual Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público. O secretário Leonardo Vilela afasta-se da pasta no próximo dia 28, em virtude de sua pré-candidatura a prefeitura de Goiânia.

Presente também à reunião com Marconi Perillo, Leonardo cumprimentou Umberto pelo convite recebido e informou-o a respeito do funcionamento da Semarh. A troca de secretários na pasta deve ocorrer em data a ser marcada conforme as agendas de ambos e a do governador.

O promotor Umberto Machado tem 45 anos de idade e ingressou na carreira do Ministério Público em 1992, atuando nas comarcas de Fazenda Nova, Edéia, Acreúna, Nerópolis, Posse e Rubiataba e foi também coordenador do Núcleo de Defesa do Cidadão. Assessorou a Procuradoria Geral na área do Direito Constitucional, chegando a exercer a chefia de gabinete. Participou de várias bancas examinadoras de concursos do Ministério Público e, dentre outras atividades, coordenou a campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”, no âmbito do Estado de Goiás, no período de 2007-2008. É professor efetivo da Faculdade de Direito da UFG, desde 1998, e foi professor da PUC-GO nos anos de 1995 e 1996. É mestre em Direito e especialista em Direito Constitucional, Processual e Civil. Cursa doutourado em “Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI”, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, e tem duas obras publicadas: “Princípios de Direito Agrário na Constituição Vigente” (2004), e “Ativismo Judicial” (2010 – coord.).

Da assessoria do governo de Goiás