O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), revelou em entrevista à CNN que Belém, capital do estado, estará preparada para receber a COP 30 em agosto de 2025. A cidade será o epicentro global do debate sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável em novembro do ano que vem.
Pela primeira vez na história, a COP 30 será realizada na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, o que reforça a relevância deste evento. “A previsão é de que as obras estejam entregues até agosto de 2025, com prazo que permita a acomodação dos calendários”, disse. “Estaremos entregando os equipamentos e dentro do cronograma para receber os que irão nos visitar”, completou.
Barbalho destacou que as autoridades locais já concluíram as fases iniciais de adaptação da cidade e estão em busca de recursos para as obras necessárias. Há um esforço contínuo, em parceria com a iniciativa privada, para garantir que a infraestrutura hoteleira atenda à demanda projetada.
De acordo com estimativas da FGV, Belém do Pará deverá receber mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da conferência, incluindo cerca de 7 mil membros da “família COP”, composta por equipes da ONU e delegações internacionais.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática
Leia também: