O governador Ronaldo Caiado recebeu, na manhã desta terça-feira (20/4), a segunda dose da vacina contra a Covid-19 CoronaVac. A imunização ocorreu na Escola Rotary, no Jardim América, em Goiânia.

Leia também: Idosos dormem na fila de vacinação contra a Covid em Goiânia

Caiado tem 71 anos e recebeu a primeira dose no último dia 23 de março, quando foi iniciada a imunização de pessoas dessa faixa etária, em Goiânia. O governador recebeu um cartão de vacinação com a data para retorno. No caso da CoronaVac, o intervalo entre as duas aplicações é de 28 dias.

No posto de vacinação, o governador pediu que todos se atentem aos prazos. Mais de 46 mil goianos ainda não completaram a prevenção contra a doença. “Isso é um sonho de todos nós”, definiu ao reiterar a necessidade de seguir as recomendações de segurança sanitária, mesmo após a proteção vacinal. “Depois da primeira dose, 45 dias após, você já tem uma produção de anticorpos, mas isso não autoriza a deixar de cumprir os protocolos”, ponderou.

“A nossa preocupação é avançarmos, o máximo possível, na vacinação, porque há perspectiva de se ter uma nova onda”, alertou. Neste sentido, Caiado intensificou o trabalho para ampliar ainda mais a oferta de imunobiológicos em Goiás e no país. Na última sexta-feira (14/04), em reunião com a Organização das Nações Unidas (ONU), o governador solicitou à secretária-geral adjunta Amina Mohammed que a entidade trabalhe ativamente para que o Brasil e demais países sejam autorizados a produzir, mediante o pagamento de royalties, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) das vacinas contra a Covid-19.

A ONU anunciou que vai antecipar ao Brasil o repasse de 4 milhões de doses, que devem chegar ainda neste mês de abril, e mais 4 milhões em maio pelo consórcio Covax Facility.

O secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, acompanhou o governador na vacinação e sinalizou a chegada de uma nova remessa de imunizantes, provavelmente na próxima quinta-feira (22/04). O Ministério da Saúde ainda não definiu o quantitativo que será destinado, mas a expectativa é avançar na imunização de idosos e iniciar as pessoas com comorbidades.

“O que modificou é que pessoas com síndrome de down e do espectro autista foram incluídas”, acrescentou.

Vacinação em Goiás
Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), o Estado já recebeu 1.557.880 imunizantes, sendo 1.186.680 da CoronaVac e 371.200 da AstraZeneca. Do total, mais de 93% já foram distribuídos aos municípios goianos, somando 1.460.530 doses.

Em todo o Estado, já foram aplicadas a primeira dose da vacina contra Covid-19 em 739.403 pessoas, e a segunda, em 242.218.