A partir da próxima segunda-feira o governo do Estado inicia o processo de inscrição para os servidores efetivos de nível superior que queiram ocupar as 16 vagas de gerência que serão oferecidas pela Secretaria de Gestão de Planejamento, com gratificações que chegam a R$ 1,8 mil. O processo de seleção, que se encerra no dia 4 de fevereiro, faz parte o projeto piloto de meritocracia apresentado pelo secretário de Planejamento, Giuseppe Vecci.
Segundo o Secretário, o programa faz parte do novo modelo de gestão que será implantado pelo governo Marconi Perillo. “Iniciou-se com a aprovação da Reforma Administrativa, e hoje nós estamos aqui apresentando um projeto piloto de Meritocracia. Nós estamos selecionando 16 vagas para gerentes aqui na Secretaria de Gestão e Planejamento, que serão preenchidas com funcionários efetivos do Estado. Nós queremos profissionalizar a administração pública e entendemos que esse é um passo fundamental”, explicou Giuseppe, em entrevista coletiva.
Além dos 16 gerentes, vão ser selecionados 75 técnicos que vão compor um banco de habilitados que trabalharão em projetos estruturantes que vão ser desenvolvidos pelo Estado. Segundo Giuseppe Vecci disse, na semana após o prazo de inscrição vai ser iniciado o processo de seleção dos servidores inscritos e que governo deve empossar os selecionados no dia 18 de fevereiro.
Critérios de seleção
Segundo Vecci, vários órgãos estarão representados durante todo o processo de seleção dos gerentes. “Nós estaremos avaliando uma comissão integrada por órgãos do governo, da secretaria de Planejamento, pela controlodadria Geral do Estado, pela Universidade Federal, e por dois observadores, um do Sindicato dos Funcionaários Públicos do Estado, e outro dos Jornalistas do Estado”, revelou.
“Nós avaliaremos, como eu disse, currículo, entrevista, capacidade, conhecimento, conjunto de critérios que essa metodologia que nós queremos dar a maior transparência possível, para que as pessoas se sintam seguras ao participar desse processo seletivo”, ressaltou.