Durante a edição de 2025 da Bett Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, educadores de diversas partes do país se reuniram para debater os caminhos da inovação pedagógica. Em entrevista ao Programa Educação, o coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais da Secretaria de Educação do Estado (Seduc-GO), Werciley Silva, compartilhou as estratégias adotadas na rede pública goiana para enfrentar um dos maiores desafios da educação atual: a recomposição da aprendizagem.

“A recomposição é muito ampla. Precisamos buscar estratégias que potencializem cada vez mais esse processo”, afirmou Werciley, destacando a importância do evento como espaço de troca e aprendizado. “Nossa participação na Bett Educar nos traz esse fomento, onde posso ver situações, instrumentos e metodologias que posso aplicar na nossa rede.”

A entrevista na íntegra para o Programa Educação vai ao ar na Sagres TV a partir das 20h desta terça-feira. Você também pode conferir, no mesmo horário, em nosso canal do YouTube, o @SistemaSagres.

Obstáculos

O coordenador ressaltou que um dos maiores obstáculos está na heterogeneidade das turmas. “Tenho estudantes com níveis de aprendizagem mais elevados e outros com níveis menores. Preciso definir quais estratégias aplicar a cada um deles.”

Uma das principais ferramentas utilizadas em Goiás é o programa Ser Goiás, especialmente o módulo “Desafio Crescer”, que atua diretamente nas defasagens dos alunos. “O que ele traz de forte é que, a partir das habilidades em que os estudantes não foram bem, produzimos materiais e objetos de aprendizagem específicos. Trabalhamos isso em sala e, com os relatórios, temos o diagnóstico do aprendizado de cada um.”

Segundo Werciley, esse diagnóstico permite uma atuação mais precisa por parte da equipe escolar. “O gestor, o coordenador pedagógico, o professor têm isso nas mãos para dizer: esse aluno precisa de um trabalho diferenciado. Talvez não mais tempo, mas uma abordagem específica.”

Outro ponto abordado pelo coordenador foi a relação entre os estudantes nativos digitais e a recomposição da aprendizagem. Para ele, o domínio tecnológico dos alunos precisa ser usado como aliado, mas não substitui a necessidade de fortalecer habilidades fundamentais.

“Eles são exímios com as telas, mas em habilidades essenciais, como diferenciar fato de opinião, ainda não estão bem. Usamos a expertise digital deles para potencializar aquilo que ainda não dominam”, explicou. “Às vezes, o aluno lê um texto no tablet, mas não distingue fato de opinião. Então, mostramos que o conhecimento tecnológico pode ajudá-lo a desenvolver essa habilidade.”

A fala de Werciley Silva reforça a importância de um olhar atento para as individualidades e contextos dos alunos, além da valorização do papel do professor como mediador entre a tecnologia e a aprendizagem significativa. A experiência de Goiás mostra que, com diagnóstico preciso, recursos adequados e formação continuada, é possível trilhar caminhos eficazes na recomposição da aprendizagem.

Demà Educa

Em entrevista, Kelly Bitencourt, diretora pedagógica da Demà Educa, compartilhou os objetivos e impactos esperados com a participação na feira.

“Foi muito bacana porque é muita gente pensando em educação junto. É muita solução, é muita possibilidade de melhoria, de transformação”, afirmou Kelly. Segundo ela, a presença da Demà Educa no evento é parte de uma missão maior: colaborar de forma concreta com a qualificação da educação brasileira.

A proposta principal apresentada pela equipe é uma solução voltada à recomposição de aprendizagem, com o objetivo de reduzir os índices preocupantes de defasagem escolar, agravados pela pandemia e outras desigualdades estruturais. “Quando a gente traz aqui a nossa solução, a gente quer fechar mais parcerias, colaborar com mais redes, para que a gente consiga, de fato, ajudar a reduzir esses índices que são tão gritantes”, destacou.

Além da recomposição, a Demà também aposta em um segundo eixo de atuação: os itinerários formativos alinhados à educação profissional. Kelly explicou que a proposta visa garantir que os jovens do ensino médio encontrem um caminho mais claro e seguro para o futuro. “Escolhemos fazer itinerários que conversem com a educação profissional, que deem a possibilidade desse jovem, que está tão preocupado com o futuro, estudar com a cabeça tranquila porque tem uma renda formal, está trabalhando numa empresa que respeita ele e vai ajudá-lo a se inserir no mercado em definitivo”, explicou.

A diretora pedagógica também ressaltou a flexibilidade da instituição em adaptar seus produtos às necessidades específicas de redes e prefeituras. “A gente tem uma flexibilidade muito grande para ouvir a dor das redes e, com as nossas possibilidades de redesenho, atender de forma muito personalizada”, completou.

Encerrando sua fala, Kelly Bitencourt enfatizou o espírito colaborativo e esperançoso que marcou a participação da Demà Educa no evento. “A gente conseguiu deixar uma mensagem de que de fato quer ser parceiro para resolver problemas de maneiras que empoderem todo mundo — o professor, o estudante —, que as famílias vejam essas transformações acontecendo e que as redes se sintam alcançando objetivos que sozinhas é tão difícil de alcançar.”

A presença da Demà Educa na Bett Educar reforça a importância de unir forças para construir soluções educacionais que dialoguem com os desafios reais das escolas brasileiras.

Recomposição de aprendizagem

Diante dos desafios impostos por interrupções e desigualdades no processo educacional, escolas de todo o país têm investido em um conjunto de ações voltadas à recomposição da aprendizagem. A meta é clara: garantir que os estudantes recuperem conteúdos essenciais e avancem de forma sólida em sua trajetória escolar.

O primeiro passo desse processo é a realização de um diagnóstico preciso. A avaliação diagnóstica, aplicada individual e coletivamente, permite identificar lacunas no aprendizado, enquanto o mapeamento de habilidades aponta quais competências ainda não foram consolidadas e quais são fundamentais para o progresso dos alunos.

Com base nesse diagnóstico, as instituições de ensino passam ao planejamento de estratégias pedagógicas eficazes. Entre as principais medidas estão a priorização curricular — que seleciona conteúdos estruturantes — e a flexibilização do currículo, adaptando-o às necessidades específicas de cada turma. Metodologias ativas, como aprendizagem por projetos, resolução de problemas e ensino híbrido, têm sido cada vez mais adotadas para tornar o aprendizado mais envolvente. Além disso, a diferenciação pedagógica permite que o ensino seja personalizado, respeitando os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.

Outro eixo fundamental da recomposição é o acompanhamento constante dos estudantes. A avaliação formativa, realizada ao longo do processo, permite monitorar o progresso individual e ajustar as estratégias conforme necessário. A análise sistemática dos dados dessas avaliações também orienta as decisões pedagógicas, ajudando a identificar padrões e necessidades emergentes.

Por fim, o sucesso da recomposição depende do envolvimento de toda a comunidade escolar. A colaboração entre professores, gestores, alunos e famílias é considerada essencial, assim como a formação continuada dos educadores, que precisam estar preparados para aplicar práticas específicas voltadas à recuperação da aprendizagem.

Com esse conjunto articulado de ações, as escolas buscam não apenas recuperar o tempo perdido, mas também fortalecer um modelo de ensino mais justo, eficiente e centrado no aluno.

Painéis da Demà Educa

Ainda durante a Bett Educar, a Demà promoverá uma série de painéis com temas centrais para o futuro da educação e da sustentabilidade.

29/04 – 10h30 – Conteúdos para recomposição de aprendizagens – Werciley Silva (representante da
Secretaria de Educação de Goiás – Seduc/GO) e Kelly Bitencourt (Diretora Pedagógica Demà Educa)
|Apresentação e Mediação: Laila Melo
30/04 – 10h30 – Experiências inovadoras entre Escola e Trabalho para o Ensino Médio e EJA – Pablo
Roberto (Secretário de Educação de Feira de Santana – BA) e Rayane Monteiro (Diretora Educacional
Demà) | Apresentação: Laila Melo
30/04 – 14h30 – Educação & Sustentabilidade – Danilo Maeda (CEO da Beon) e Eloisa Monteiro
(Especialista em aprendizagem e coordenadora pedagógica bilíngue da Escola Aubrick em São Paulo)
Mediação: Marcus Gouveia | Apresentação: Laila Melo
30/04 – 15h30 – O potencial dos dados para alavancar aprendizagem – Thiago Peixoto (Secretário de
Educação de Florianópolis) e Kelly Bitencourt (Diretora Pedagógica Demà Educa) | Mediação: Marcus
Gouveia | Apresentação: Laila Melo

Bett Brasil 2025

A feira de educação Bett Brasil começou nesta segunda-feira (28), no Expo Center Norte, em São Paulo. Em sua 30ª edição, tem programação até o dia 1º de maio e expectativa de atrair 46 mil visitantes.

O tema central desta edição é “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”, com parte dos eventos com acesso gratuito. O acesso aos fóruns para profissionais é pago, com informações no site do evento

A feira é considerada a maior sobre inovação e tecnologia para a educação no país e conta com gestores públicos e privados. Segundo a organização apresentará ainda subtemas interligados por aspectos convergentes que permeiam a educação e que serão debatidos em todos os painéis, como crise climática, inteligência artificial, saúde mental, aprender a fazer, permanência e equidade na educação.

“A Bett Brasil é muito mais do que um evento – é um ponto de encontro estratégico para o setor educacional. Reunimos educadores e especialistas do Brasil e do mundo para refletir sobre os desafios atuais e construir caminhos sustentáveis para o futuro. Além de promover conhecimento e inovação, a feira de negócios tem papel decisivo: muitas parcerias que movimentam o mercado educacional, tanto na rede pública quanto privada, têm origem nos encontros e conexões feitas nos corredores da Bett”, afirmou em nota a diretora-geral da Bett Brasil, Claudia Valério.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia também: