Foi divulgada, nessa quinta-feira (9), a nova versão do Indicador de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS) dos estados, Distrito Federal e municípios. O índice, feito pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, classifica a situação em quatro níveis ou notas, sendo elas A, B, C e D.

O indicador apresenta três aspectos avaliados, que são gestão e conformidade, situação financeira e situação atuarial. A avaliação dos dados usou como insumo as informações do ano-base de 2018 enviadas pelos entes federativos até julho do ano passado.

Além disso, o índice também mostra dados relativos a melhorias na gestão dos regimes de previdência e boas práticas de gestão, entre outros.

Para cada indicador parcial, é conferida uma nota A, B ou C e o indicador final resulta da combinação das notas dos indicadores parciais. Segundo o governo, a reformulação foi feita para facilitar a compreensão para o segmento, estimular a melhoria do sistema e garantir transparência ao indicador.