Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás desta quarta-feira (11), o decreto nº 9.922 que altera os nomes dos hospitais estaduais para, conforme a publicação “padronizar a nomenclatura dos respectivos equipamentos públicos”, que agora pertencem ao “Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás”.

Leia mais: Saúde estuda prazo de 10 dias para que atrasados tomem a 2ª dose da vacina contra Covid

Os hospitais que tiveram alteração no nome foram: Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HEANA); Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (HEAPA); Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (HETRIN); Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (HERSO). Em todos, o termo de urgência foi retirado. As demais unidades de saúde seguem sem alterações na nomenclatura.

O decreto detalha que a instituição do Complexo, com a integração de todas as unidades e serviços assistenciais da rede própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e mudança do padrão visual tem o objetivo de facilitar a identificação dos hospitais pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), “permitindo, assim, maior transparência e controle
social dos serviços ofertados”.

Confira como eram os nomes e como ficaram:

  • Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA) – Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HEANA)
  • Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HUAPA) – Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (HEAPA)
  • Hospital de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (HUTRIN) – Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (HETRIN)
  • Hospital de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO) – Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir
  • Faleiros Machado (HERSO);