Rio Meia Ponte (Foto: Reprodução / Internet)

O governo de Goiás, publicou no Diário Oficial do Estado, decreto que determina situação de emergência hídrica nas bacias dos rios Meia Ponte e João Leite, por 290 dias. A medida visa evitar, de forma antecipada, um possível desabastecimento de água em Goiânia e região metropolitana no período de seca, como o ocorrido no ano passado.

O anúncio das medidas a serem tomadas para evitar a falta de água, foi feito no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, pelo titular da Secima, Waskar Fagundes e o presidente da Saneago, Jalles Fontoura.

O secretário da Secima, Waskar Fagundes, destaca quais são as principais medidas para evitar que a água do Meia Ponte e João Leite seja captada de forma irregular.

“A gente está fazendo fiscalização intensiva nessas captações não autorizadas. Vamos aferir nessas captações autorizadas para constatar se a captação está sendo de acordo com o que foi autorizado. Dentre elas também, vamos fazer instalação de estações telemétricas em parceria com a Saneago, para que a gente possa ter uma medição ao longo de toda bacia. Ampliação de programas de conscientização, Dia do Rio, um dia sem captação, um dia de descanso para o rio Meia Ponte, vamos pôr o reflorestamento intensivo nessas bacias e nascentes”.

Outra medida tomada, para não faltar água, é a construção de uma adutora de 13 quilômetros, que teve início em fevereiro e deve ser concluída em agosto. A adutora vai interligar o rio João Leite ao Meia Ponte. O presidente da Saneago afirma, que com as medidas anunciadas, Goiânia e região metropolitana não vai ter racionamento de água.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/413205384&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}