Detalhes da medida serão informados em videoconferência com a participação de prefeitos, deputados estaduais e senadores nesta sexta-feira (19/03), às 10h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Verba é oriunda do Sistema Único de Assistência Social e visa amenizar efeitos da pandemia junto à parcela mais vulnerável da população

Por vídeo conferência, o governador Ronaldo Caiado e a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Lúcia Vânia, anunciaram oficialmente, nesta sexta-feira (19), o repasse financeiro emergencial de R$ 28 milhões para a execução de ações socioassistenciais e de estruturação da rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos municípios goianos.

Leia mais: Deputados estaduais cobram rompimento de Caiado com Bolsonaro por gestão da pandemia

O encontro virtual também contou com a participação de prefeitos, deputados e senadores. A ação é uma forma de amenizar os efeitos da pandemia junto à parcela mais vulnerável da população.

Dos 246 municípios goianos, 237 (96%) já estão habilitados a receber os recursos, e apenas nove ainda se encontram em processo de regularização de documentos e contas. A Seds promove uma força-tarefa, desde o ano passado, para orientar os municípios a regularizarem os documentos municipais e as contas para que estejam aptos a participar de todas as ações, planos e projetos da assistência social, facilitando os repasses de recursos para atender as emergências locais.

A autorização para o respectivo repasse, dada pelo Governo de Goiás e a União, foi divulgada no dia 05 de março deste ano. O objetivo da Seds é fazer com que os recursos possam abranger mais áreas relativas à assistência social. O Cofinanciamento Estadual do Suas é efetivado por meio do Fundo Estadual da Assistência Social (Feas). O prazo final é 30 de março.

*Com informações do Governo de Goiás