Tem início hoje (29), uma operação, feita pelo Governo de Goiás, para evitar aglomerações nos principais pontos turísticos do Estado durante o feriado prolongado. Para alguns trabalhadores, a folga começa nesta sexta-feira (30), pelo Dia do Servidor Público, transferido para a data e segue até a segunda-feira (02/11), Dia de Finados.

A força-tarefa tem como objetivo, o cumprimento dos protocolos sanitários adotados para conter a covid-19. A operação envolver Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público do Estado de Goiás, Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e prefeituras municipais.

As vias estaduais terão fiscalização reforçada pelo Comando Rodoviário, com mais de 346 policiais militares, 100 bombeiros e 139 viaturas para auxiliar o efetivo já existem em 12 destinos turísticos de Goiás: Aruanã, Britânia, Itacaiú, Buriti Alegre, distrito de Bandeirantes, Luiz Alves, Aragarças, Pirenópolis, Caldas Novas, Alto Paraíso, Três Ranchos e Abadiânia.

No Rio Araguaia, em lagos e cachoeiras, o Batalhão Ambiental participará das ações. A primeira abordagem é para orientar, mas em caso de descumprimento das normas, medidas legais cabíveis serão tomadas de acordo com a situação. Cada município terá uma estratégia, mas haverá barreiras e fiscalização para evitar som automotivo e aglomeração nas principais ruas e avenidas das cidades.