O Governo de Goiás e o Instituto Unibanco promoveram, nesta quinta-feira (31), o evento de lançamento do Circuito de Gestão Goiano no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento foi realizado para transferir para o Estado, o Circuito de Gestão, metodologia do programa Jovem de Futuro.
O Circuito de Gestão Goiano tem como foco a melhoria do ambiente escolar e do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Com a transferência de tecnologia entre Instituto Unibanco e Governo de Goiás, técnicos da Seduc passam a protagonizar o monitoramento do programa no Estado.
Presente no evento, o superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, disse que o Governo de Goiás dá um sinal para o Brasil. “É a expressão do compromisso máximo, sobretudo, com os mais vulneráveis. O compromisso que educação de qualidade só é de qualidade se for para todos”, detalhou.
Ricardo continuou e afirmou que “o Circuito de Gestão Goiano é a expressão da responsabilidade, com compromisso científico, compromisso com todos e com o modo de fazer. É uma estratégia na educação para gerar excelência com equidade”.
A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, agradeceu a equipe pelo trabalho e contou um pouco como foi para buscar o Circuito de Gestão, além de ressaltar que agora, o programa está presente em todo o Estado de Goiás.
Para encerrar o evento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), destacou as falas de Ricardo Henriques sobre a necessidade de educação com equidade. “Eu não acredito em escolher um grupo seleto de alunos e ofertar uma condição em discriminação de tantos outros do Estado de Goiás […] A única ferramenta capaz de interromper o ciclo da pobreza é a educação”, declarou Caiado.
Metodologia
O programa desenvolvido pelo Instituto Unibanco tem como princípio a tese de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados pode proporcionar impacto significativo no aprendizado dos estudantes. A metodologia utilizada, o Circuito de Gestão, é inspirada no ciclo PDCA, acrônimo em inglês para planejar, fazer, checar e agir (Plan, Do, Check and Act).
Criado exclusivamente para o sistema educacional brasileiro, o Jovem de Futuro incorporou métricas nacionais, o calendário letivo, a estrutura administrativa prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a cultura e a forma de funcionamento das escolas e secretarias. O método propicia análise, revisão e aprimoramento de cada ação, com foco em promover o avanço contínuo da gestão escolar em três instâncias: secretaria de educação, regionais de ensino e escolas.
Leia mais: