O Governo de Goiás realiza neste sábado (20) e domingo (21) Mutirão Iris Rezende, em Goiânia. A ação, que acontece em homenagem ao político, que faleceu no último dia 9 de novembro, será realizada na Avenida Mangalô, Praça da Feira, Setor Morada do Sol, Região Noroeste. Ao todo, serão ofertados 11 diferentes serviços à população. Dentre eles estão atendimentos de saúde, educação e emprego.

Leia mais: Secretaria de Finanças mantém licitação da folha após suspensão de contrato pelo TCM

Detran

Por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o Estado realizará os serviços e alteração de endereço, comunicado de venda, embargo de licenciamento, intenção de venda, impressão de CRLV-E, consultas de veículo e habilitação, cadastro na CNH Digital, transferência de pontuação e instrução para recurso de multas. Além disso, a equipe de educação de trânsito vai promover atividades educacionais de conscientização para ciclistas, pedestres, motoristas e condutores.

OVG

Já a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) fará a doação de diversos benefícios, por meio da unidade itinerante OVG Perto de Você. No total, serão entregues andadores, bengalas, kits de fraldas descartáveis geriátrica e infantil (para crianças com até dois anos de idade), leites especiais (para crianças com até um ano), cadeiras de rodas padrão e higiênica, muletas, colchões tipo caixa de ovo e enxovais para gestantes e mães de bebês com até um mês de vida. 

Para receber os benefícios será necessário fazer um cadastro, mediante apresentação de documentos pessoais, como CPF e carteira de identidade, comprovante de endereço (talão de água ou energia) e de renda do beneficiário e do grupo familiar. No caso do enxoval para bebê, será preciso apresentar também o Cartão da Gestante ou ultrassonografia, com a data provável do parto.

Já para os benefícios ortopédicos e fraldas geriátricas, os interessados deverão apresentar relatório assinado por um médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. Para as fraldas infantis e leites especiais para crianças, o relatório deve ser de um médico ou nutricionista. 

Se não for possível a retirada dos benefícios durante o mutirão, as assistentes sociais da OVG farão cadastro para que as pessoas possam fazer essa retirada posteriormente.

Além disso, em parceria com a Óticas Brasil, a OVG vai distribuir cerca de 600 vouchers de óculos de grau, modelos adulto e infantil. O comprovante será entregue durante as consultas com os oftalmologistas, que também serão realizadas durante o mutirão.

Emprego

Quem estiver em busca de um emprego também será contemplado durante o mutirão. Serão ofertadas mais de 2 mil vagas, no estande da Secretaria da Retomada, onde serão disponibilizadas as oportunidades de trabalho capturadas do banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine). No local, as pessoas poderão conferir quais são as vagas de trabalho e ainda agendar a entrevista.

Conjuntamente, a Secretaria da Retomada ofertará cursos profissionalizantes para quem deseja se especializar ou encontrar novos rumos profissionais. Os cursos são gratuitos e serão ministrados pelos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs). A população será orientada sobre edital e inscrições.

Leia mais: Percentual de brasileiros com renda do trabalho cai ao menor nível em quase 10 anos

Os atendimentos da Secretaria da Retomada também vão oferecer consultoria financeira a empresários, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), e orientações especializadas, via Mais Empregos, sobre confecção de Carteira de Trabalho Digital e detalhes do Seguro Desemprego.

Saúde

Quanto à área de saúde, as consultas e exames oftalmológicos estão entre os principais serviços. Cerca de 1,2 mil senhas serão distribuídas ao longo dos dois dias de mutirão. Para essa realização, serão montados quatro consultórios na estrutura física e terão outros dois no ônibus da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). Os exames oferecidos serão de auto-refração e de tonometria. 

Para os casos que os exames indiquem algum tipo de intervenção médica, a pessoa será regulada para atendimento especializado. Pacientes que forem diagnosticados com alteração na visão, quem necessitarem de óculos de grau, vão receber a receita médica e um voucher da OVG para a aquisição dos óculos. 

A Secretaria de Saúde de Goiás também vai oferecer exames de imagem, como ultrassonografia, ecocardiografia e eletrocardiografia, além de aferição de pressão arterial e glicemia, testagem para Covid-19 e vacinação contra a doença.

Educação

Para auxiliar os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Mutirão também oferecerá um aulão, a partir das 8h. Poderão participar, de forma gratuita, até 200 alunos para assistir as aulas de Português e Matemática. Além do mais, serão entregues 200 chromebooks a estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio da Região Noroeste.

Vapt Vupt

Por parte da Secretaria da Administração (Sead), o governo estadual estima realizar cerca de 500 atendimentos para emissão de 1ª e 2ª vias do Cadastro de Pessoa Física (CPF), 2ª via de conta de água, de boletos do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) e de Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), e recadastramento da Goiás Previdência (GoiasPrev). Outros serviços, como emissão de Carteira de Identidade e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), serão realizados pelos órgãos responsáveis, também no mutirão.

A Sead também levará sete totens do Expresso, equipamento de autoatendimento que oferece mais de 20 serviços de forma totalmente digitalizada, como emissão de segunda via da fatura de água, solicitação de primeira e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consulta de existência de débitos por CPF, entre outros. Os cidadãos terão auxílio de servidores da pasta para acessar o atendimento de forma simples e rápida, sem necessidade de senha.