A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) avançou no último ano e pretende implantar em 2023 o Centro de Imigrantes em Goiás. O projeto está na fase de disponibilização de área e a intenção é construir estrutura para acolher os mais de 4 mil migrantes residentes em Goiás, além daqueles que passam pelo estado. Do total, são 3 mil refugiados venezuelanos, que chegaram entre 2019 e 2022. Outros 500 são haitianos e 400 se dividem entre colombianos e bolivianos.
O projeto é liderado pela Superintendência de Direitos Humanos da SEDS, que já realiza trabalho de auxílio e acompanhamento de famílias que chegam ao estado. “Temos o plano de ter um centro para fazer o acolhimento das pessoas que chegam ao estado. As pessoas vão poder ter encaminhamentos, seja para emprego, estudo de português, seja par uma possível moradia”, detalha a superintendente, Ana Luísa Freire.
Como mostrou reportagem da Sagres, fome e desemprego são os maiores desafios para refugiados em Goiás. Segundo Ana Luísa, a nova estrutura deve ampliar o trabalho já realizado pela Superintendência, que mantém contato com o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), entre outras instituições. “Nossas portas estão abertas para que eles se sintam em casa. Temos cursos da Secretaria da Retomada e insistimos muito para as crianças e adolescentes possam estudar”, afirma.

Parceria
A SEDS também busca parceria junto à Agência Goiana de Habitação (AGEHAB) para disponibilizar um edital específico do “Aluguel Social” para imigrantes em Goiás. O programa, mais recentemente, passou a ser denominado “Pra Ter Onde Morar”.
Orçamento familiar
O objetivo é que o programa custeie a locação e imóveis por imigrantes. “O que vai dar um recurso maior no final do mês para essas famílias, para que elas possam investir em outras coisas, até mesmo na alimentação”, avalia a superintendente.

Segurança Pública
O governador Ronaldo Caiado (UB) anuncia nesta segunda-feira (06) os nomes da cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em evento no Palácio das Esmeraldas. Mais tarde, às 14h, o governador se reúne com o comandante do Exército Brasileiro general Tomás Paiva, em Brasília (DF).
Na pauta
Caiado deve tratar com o general das realizações de obras em cooperação com o Exército. Encontro marcado para o Forte Caxias, Quartel-General do Exército.

Nomes
Alguns dos escolhidos para comandos na SSP já tiveram nomes divulgados no Diário Oficial do Estado. São eles o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Ricardo Matos Da Silva; Superintendente de Ações e Operações Integradas, Evenir da Silva Franco Júnior e Gerente de Operações Integradas, Luiz Paulo Vide.
Segundo escalão
Também foi confirmada a Gerente de Contrainteligência Estratégica, Ninivi Maria Gontijo de Siqueira Pereira; o Chefe de Comunicação Setorial, Luiz Magno Silva Leão; Subcomandante-Geral, Clives Pereira Sanches, e o Delegado-Geral de Polícia Civil, André Gustavo Corteze Ganga.
Patrimônio terrão
A Câmara de Goiânia aprovou projeto que cria o “Programa de Preservação e Revitalização dos Campos de Futebol de Várzea” e considera a modalidade Patrimônio Histórico e Imaterial do Município.

Proposta
O texto é de autoria do vereador Joãozinho Guimarães (SDD). De acordo com o parlamentar, estes espaços “geram convivência da comunidade, de forma sadia e regular, porque encontram no futebol de várzea lazer necessário”.
Avaliação
Ainda segundo ele, “a prática de esportes incentiva socialização e revela atletas, evitando que jovens fiquem com tempo ocioso”. O texto vai à sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).