O governador Agnelo Queiroz afirmou nesta terça-feira (16), durante reunião com representantes da FIFA, do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo e do governo federal, que o DF vai cumprir os prazos para que sejam realizados os testes programados para o Estádio Nacional de Brasília. A inauguração da arena foi adiada de 21 de abril para 18 de maio.
Segundo o governador, a nova data não comprometerá os eventos já marcados. No dia 18, o estádio será palco da final do Campeonato Brasiliense e terá a participação de Elza Soares cantando o Hino Nacional. Em 26 de maio, está marcado o duelo entre Santos x Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Agnelo disse que a decisão de adiar a inauguração foi baseada em avaliação técnica dos fornecedores do gramado e o motivo foram as fortes chuvas que estão ocorrendo em Brasília nos últimos dias e que prejudicaram a etapa da drenagem, que antecede a colocação do gramado.
“Não vamos colocar em risco a entrega de um estádio, que é uma conquista da nossa cidade e do nosso país, em função do problema com o gramado. Não colocaremos a grama sem que haja condições ideais. Não faremos nada mal feito ou apenas para dar satisfação”, disse.
Posição da FIFA
Após reunião de integrantes da FIFA, do Comitê Organizador Local e do governo federal com representantes do Governo do Distrito Federal, o COL soltou uma nota para comentar o adiamento da inauguração do Estádio Nacional de Brasília. Segue a íntegra:
“O diretor-geral da FIFA no Brasil, Ron DelMont, o CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, se reuniram nesta terça-feira (16.04) com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o Secretário Extraordinário do Distrito Federal para a Copa do Mundo da FIFA, Claudio Monteiro, e o corpo técnico responsável pelas obras do Estádio Nacional, em Brasília.
Durante o encontro e a visita às obras, a sede apresentou o novo cronograma de trabalhos após o adiamento da entrega para o dia 18 de maio. A FIFA e o COL demostraram preocupação com os prazos apertados e o curto período disponível para os eventos-testes que garantem o sucesso operacional de eventos da magnitude da Copa das Confederações da FIFA. Os representantes da FIFA e do COL, no entanto, revisaram as soluções apresentadas pelo governador Agnelo Queiroz e marcaram uma nova inspeção ao estádio em duas semanas.
O monitoramento diário e in loco das obras dos estádios e da contratação e montagem das estruturas temporárias por meio das equipes operacionais do COL já presentes nas seis sedes da Copa das Confederações da FIFA também serão intensificados. A FIFA e o COL voltam a ressaltar que é exatamente por desafios naturais encontrados em grandes obras – como a série de chuvas fortes observadas em Brasília – que os estádios devem ser entregues com a antecedência necessária e reforçam mais uma vez que atrasos como os observados não serão tolerados para os estádios que receberão apenas jogos da Copa do Mundo da FIFA, que envolve um número significativamente maior de sedes, equipes, torcedores, jogos, jornalistas e telespectadores.
Isso significa dizer que a flexibilidade observada nos prazos da Copa das Confederações da FIFA não será a mesma para a Copa do Mundo da FIFA, quando não serão feitas exceções e todos os estádios deverão ser entregues até o fim de dezembro deste ano, sem concessões por parte da FIFA”.
Portal da Copa