Foto: TV Brasil 

O governo federal determinou nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial da União, o fechamento das fronteiras terrestres em decorrência da pandemia de coronavírus. A medida foi determinada em portaria assinada pelos ministros da Justiça, da Saúde e da Casa Civil, respectivamente, Sérgio Moro, Luiz Henrique Mandetta e Braga Netto.

A determinação vale para a entrada de estrangeiros dos países vizinhos como a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru. De acordo com o Ministério da Defesa o fechamento se aplica apenas aos meios terrestres como rodovias e não afeta aeroportos e transportes rodoviários de cargas.

A medida vale para estrangeiros que estejam nesses países e queiram entrar em território brasileiro. Já cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil . Segundo a portaria, o estrangeiro que descumprir a restrição será deportado imediatamente e não poderá fazer pedido de refúgio.

Inicialmente o fechamento vai valer por 15 dias, a partir desta quinta-feira. O prazo poderá ser estendido se houver recomendações da Vigilância Sanitária.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença