Amigos do Ouvindo Cinema, esta semana trouxemos boa parte do trabalho do artista Henry Mancini, essencialmente no cinema. Com o diretor Stanley Donen em 1963 Mancini musicou o suspense Charada, com a lindíssima Audrey Hepburn e o charmoso Gary Grant.
Nessa trilha, Mancini faz arranjos muito curiosos misturando estilos rítmicos de valsa como um 6/8 e um ¾. No podcast explico melhor como funciona essa traquinagem do Henry Mancini. Analiso também a experiência de Mancini com o cinema europeu de Vittorio de Sica no filme “Os Girassóis da Rússia”, com a exuberante Sophia Loren e o prestigiado ator Marcello Mastroianni.
A música composta pontua uma alma profundamente triste e melancólica de Giovanna, vivida pela Sophia Loren. O tema de Mancini foi indicado ao Oscar.
Seguindo no excelente trabalho do compositor, toco talvez o maior dos sucessos de Mancini, “A Pantera Cor de Rosa”. Quem não conhece aquela levada jazzística que entrou na história da cinematografia americana? O tema da pantera, além do filme centenas de curtas metragens em desenho, utilizou aquele jazz com o solo de sax inesquecível.
Um outro filme que particularmente acho muito divertido é “Um Convidado Bem Trapalhão”, onde Peter Sellers vive um indiano louco para trabalhar no cinema de Hollywood. Porém, ele faz tudo errado quando destrói um set inteiro de filmagem. Um filme para se esbaldar de tanto rir.
A música nesse filme tem a presença do sabor de bossa-nova, isso porque Mancini foi beber na fonte do grande sucesso do momento que era Tom Jobim, Astrud Gilbert e João Gilberto.
A atriz e cantora Claudine Longet, aparece no filme fazendo par romântico com o doido do Indiano e cantando a bossa bacaninha de Mancini chamada “Great Song”. Esse foi o último capítulo de Ouvindo Cinema sobre Enrico Nicola Mancini.
Confira as composições citadas nesta edição
Pantera Cor de Rosa
Do filme “Charada”
Do filme “Os Girassóis da Rússia”
Confira as edições anteriores do Ouvindo Cinema
Ouvindo Cinema #30 | Sobre Henry Mancini Parte 1
Ouvindo Cinema #29 | A Música e Biografia de Lalo Schifrin
Ouvindo Cinema #28 | O jazz do filme “Brooklyn sem Pai nem Mãe”
Podcast Ouvindo Cinema
A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.
Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação.