O governador Marconi Perillo (PSDB) lançou nesta terça-feira (5) a 3ª edição do Festival Aruanã EmCanto, durante solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O evento será realizado de 20 a 23 de de abril no município de Aruanã, região noroeste do estado um dos principais destinos turísticos do Vale do Rio Araguaia.

No dia 20, que será a abertura do Festival, uma noite clássica, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, acompanhada pela cantora Maria Eugênia. O artista gaúcho Renato Borghetti fará uma apresentação especial nesta noite. Nos outros três dias, ao pôr do sol, haverá apresentação do grupo Brasil in Trio.

A exemplo das edições anteriores, três artistas nacionais fazem os shows de encerramento de cada noite: Capital Inicial, Alceu Valença e Michel Teló já estão confirmados para os shows dos dias 21, 22 e 23 respectivamente. Além deles, cantores goianos também sobem ao palco antes do show principal. Este ano, os participantes do festival irão assistir a apresentações de Liga Joe, Maíra e Rezende e Renato. No dia 21, terá ainda discotecagem e percussão.

O evento, no entanto, começa bem antes dos dias dos shows. Já estão abertas as inscrições para a seleção de artistas através do prêmio Minha Arte EmCanto. Trata-se de um concurso em três estilos: MPB, pop rock e sertanejo. Artistas e bandas podem se inscrever até hoje em apenas uma das categorias e com uma única música. Inscrições são gratuitas e serão realizadas somente no site www.aruanaemcanto.com.br, onde também encontra-se o regulamento do concurso.

Uma curadoria composta por três pessoas de grande conhecimento musical, indicada e contratada pela Goiás Turismo, fará a audição de todos os inscritos e selecionará até 20 candidatos de cada estilo. O resultado da seleção será divulgado no dia 8 de abril no site. A partir deste dia, a votação será pública e o artista mais votado de cada categoria será o vencedor e receberá a premiação de R$ 3 mil no palco do Aruanã EmCanto, e fará a abertura dos shows dos artistas regional e nacional de cada noite.  Os vencedores serão conhecidos no dia 14 de abril.

Economia

Em discurso, o governador ressaltou que, mesmo com os reflexos da crise econômica que atinge o país, o governo estadual tem procurado apoiar a realização de eventos culturais, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), o Canto da Primavera, o circuito das Cavalhadas, entre outros, por entender que o acesso à cultura é um direito dos cidadãos, e destacou que o estado será o primeiro a sair da recessão.

A solenidade foi realizada com a presença do prefeito de Aruanã, Paulo Valério, os secretários Vilmar Rocha (Seduce), Sérgio Cardoso (Articulação Política), o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, o deputado estadual Manoel de Oliveira, o presidente da Agehab, Luiz Stival, entre outros, além de artistas e moradores da cidade.

aruanadois