O governador de Goiás, Marconi Perillo, sancionou a lei que concede anistia aos ex-funcionários da antiga Caixa Econômica de Goiás, (Caixego), beneficiando aqueles que foram prejudicados há mais de 20 anos.

De acordo com o secretário estadual da casa civil, Vilmar Rocha, 50% dos servidores serão realocados este ano, e a outra metade em 2014. “Eles terão um prazo de 60 dias, para requerer junto à Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento o retorno de cada um. A Segplan ainda tem mais um prazo para analisar o caso e dar o parecer”, explica.

Ainda de acordo com o secretário Vilmar Rocha, a Segplan ainda vai estudar quais órgãos terão a volta dos antigos servidores da Caixego. “A Segplan vai identificar onde eles poderão ser reaproveitados. Muitos deles deverão passar por um treinamento. Só está prevista a readmissão daqueles que estão desempregados. Aposentados não serão readmitidos, porque eles já têm renda”, declara o secretário.

O presidente da Caixego em 1990, Reinaldo Fonseca, alegou que a sanção repara um erro cometido naquele período. “Um ato de grande importância cívica, de humanidade, ao reparar um erro muito grande na época do governo federal”. Cerca de 1.235 servidores serão beneficiados com a sanção.

Reportagem: Izadora Louise