Um livro gratuito para um período difícil de isolamento por conta da pandemia, principalmente para as crianças. Ele existe: é o “Esperança, onde está você?“, que conta a história de seis crianças, em diversas partes do mundo, que estão enfrentando o fechamento de escolas. O projeto é uma iniciativa da Lego Foundation, foi traduzido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e tem apoio da Fundação Lemann. Cada história segue um padrão semelhante, abordando as frustrações e desafios das crianças, na qual encontram e propagam esperança para si e para outras pessoas.
O ano de 2020 será conhecido para sempre pela COVID-19 e como o ano na história no qual quase todas as escolas do mundo fecharam fisicamente suas portas para crianças e funcionários. Um momento sem precedentes, no qual estamos vendo o impacto deste fechamento. As escolas não serão abertas no futuro imediato e, quando abrirem, estarão muito diferentes do que eram. As crianças estão confusas, muitas têm medo e parecem ter perdido seu único ponto de referência.
Escrito por dois professores premiados, Armand Doucet (Canadá) e Elisa Guerra (México), o livro visa mudar a narrativa do momento para as crianças – do medo para a esperança.
Os autores visam também fornecer um recurso simples para apoiar as crianças e famílias afetadas pela quarentena, oferecendo um contexto significativo para que crianças falem sobre a situação atual e, ao mesmo tempo, nutrir seu desenvolvimento.
Desde que Doucet e Guerra desenvolveram a ideia, muitos educadores voluntários em todo o mundo também se juntaram ao projeto, traduzindo o livro para aproximadamente 30 idiomas e promovendo as mensagens de esperança.
Para aprofundar o que o livro pode oferecer, a equipe global de educadores voluntários utilizou seus conhecimentos para criar um ecossistema educacional por trás do projeto. Isso inclui um guia para pais/responsáveis das crianças sobre como o livro pode ser usado para fornecer suporte e variedade de habilidades sociais e emocionais, além de contexto para discussão. Eles também desenvolveram uma série de aprendizados por meio de experiências lúdicas, com base em cada um dos seis personagens do livro para ajudar em atividades significativas adicionais para os pais/responsáveis se envolverem com seus filhos durante a quarentena.
“Eu imagino que o livro seja usado como um pretexto para iniciar conversas entre professores, pais, adultos e crianças, enquanto ainda estão isolados ou depois que as escolas reabrirem.” diz Ana Ragu, filha de Elisa, que se ofereceu para ilustrar o livro. “As ilustrações são projetadas como um estímulo para nossos sentimentos e fornecem um ponto de partida para falarmos sobre como nos sentimos e por que nos sentimos de uma certa maneira. Meu sonho é que minhas ilustrações e o texto abram a porta para as crianças falarem sobre tópicos importantes que foram exacerbados pela pandemia.”

Os autores do livro também reconhecem que muitas crianças e famílias não terão acesso ao livro. Esse é um dos motivos pelos quais ele será distribuído gratuitamente. No entanto, como muitos indivíduos e famílias desejam contribuir para mudanças positivas em nossas comunidades locais e globais durante esses tempos difíceis, os autores gostariam de incentivar a doação – daqueles que podem pagar – à UNICEF COVID-19 , que apoia crianças em vulnerabilidade.