Os consumidores não podem ter nenhum tipo de prejuízo por conta das greves dos bancos e dos correios, mas devem fazer a sua parte, seguindo algumas orientações. O alerta é do Procon, acrescentando que é importante se prevenir de cobranças e multas por atraso, buscando canais alternativos para a quitação de contas, que podem ser nas agências lotéricas e os correspondentes bancários. Lembrando que alguns serviços são limitados diariamente.

 Outros meios que podem ser utilizados são os caixas eletrônicos dos bancos, a internet e o telefone, mas se o consumidor procurar uma dessas opções e encontrar dificuldades, pode recorrer ao Procon ou ao Juizado Especial Cível. Mensalidades de escolas, de planos de saúde e boletos diversos podem ser pagos diretamente no emitente ou ainda por débito em conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções de pagamento.

A greve não é uma situação gerada pelo consumidor. No entanto, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. Caso se esgote todas as tentativas de pagamento, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa. É interessante, porém, manter alguma prova da tentativa de pagamento, como por exemplo, uma foto tirada de um aparelho celular ou uma filmagem, mostrando que a agência estava fechada. Além disso, servem de prova as notícias publicadas pela imprensa, como filmagens e recortes de jornais.

É importante que, ao entrar em contato com a empresa, pedindo uma alternativa para pagamento, anotar o dia e a hora desse contato, além do número do protocolo do atendimento. Em hipótese alguma, o consumidor poderá ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito. Caso isso ocorra, deverá registrar queixa no Procon ou nos Juizados Especiais Cíveis. Em caso de dúvidas ou problemas, o consumidor pode buscar orientação do Procon Goiás, por meio do telefone 151 ou pessoalmente, na sede do órgão: Rua 02 nº 24 , Centro, Goiânia.

Fonte: Notícias de Goiás