A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou hoje (8) uma entrevista coletiva no Paço Municipal para explicar as estratégias do órgão quanto a vacinação contra a Gripe A, no Estado. Segundo a diretora de vigilância e saúde, Cristina Laval, foram definidos grupos prioritários e a expectativa é de vacinar cerca de 500 mil pessoas na capital.

Clique aqui e ouça a entrevista com Cristina Laval

De acordo com Cristina Laval, durante essas primeiras duas semanas não existe nenhuma movimentação na cidade com relação a vacinação. Além disso, o grupo inicial de trabalhadores de saúde e população indígena já sabem onde vão receber a vacina e quem deve vacinar.

“Não existe um chamamento agora. Ele já foi feito de forma antecipada pela secretária municipal de saúde. Temos uma lista nominal e eles já sabem onde vão receber a vacina”, disse a diretora de vigilância e saúde da SMS.

Primeira etapa

Na primeira etapa de vacinação contra a Gripe A, em Goiás, a população indígena e os profissionais da saúde serão vacinados primeiro, sob a justificativa de que eles mantenham o serviço de atendimento funcionando. A secretaria avisou que vai informar, paulatinamente, a população para que tenham êxito nessa estratégia. Cerca de 500 mil pessoas devem receber a vaina, só em Goiânia.

Primeira etapa: de 8 a 19 de março Serão vacinados os trabalhadores dos serviços de saúde e a população indígena.
Segunda etapa: de 22 de março a 2 de abril Destinada à vacinação de gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, doentes crônicos, portadores de doenças como diabetes.
Terceira etapa: de 5 a 23 de abril Serão vacinadas as pessoas entre 20 e 29 anos.
Quarta etapa: de 24 de abril a 7 de maio Vacinação será de idosos com doenças crônicas.
Quinta etapa: de 10 de maio a 21 de maio Pessoas de 30 a 39 anos.